Corpo Docente
Docentes Permanentes
Linha de pesquisa: Literatura, sociedade e interartes
Docente | Interesses de pesquisa |
---|---|
marciabecker@utfpr.edu.br | Transmidialidades, nas quais a literatura de língua inglesa - o drama inglês e o shakespeareano como eventuais carros |
mhlima@utfpr.edu.br | Romances brasileiros, dos séculos XIX e XX, nos quais as marcas da ordem patriarcal estejam presentes, sobretudo naquelas obras cujo embate entre as figuras masculinas e femininas seja um dos principais fios condutores da trama. |
mirianr@utfpr.edu.br | Tradução literária com enfoque no par linguístico português/inglês, sob a perspectiva descritivista, polissistemática e dos estudos culturais. Literaturas de língua inglesa. Literaturas de língua inglesa em estudos comparatistas. |
fioruci@utfpr.edu.br | Obras da literatura brasileira e hispano-americana, com foco no gênero narrativo. Estudos relacionados à contemporaneidade, à literatura comparada e às relações entre a literatura e outras artes. |
Linha de pesquisa: Linguagem, educação e trabalho
Docente | Interesses de pesquisa |
---|---|
Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert anapetriu@utfpr.edu.br |
|
anselmo@utfpr.edu.br | Estudos voltados para as questões de linguagem na Clínica da Atividade Docente. Os candidatos deverão se informar sobre a Clínica no seguinte site: https://formacaoesaudedoprofessor.com |
claudiam@utfpr.edu.br | Leitura em língua inglesa como L2: investigações sobre diferentes níveis de processamento cognitivo: superficial, inferencial, textual-implícito da leitura. Estudos aplicados para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura em língua inglesa como L2 e formação de leitores. Aspectos instrucionais na formação de leitores em L2. Desenvolvimento da leitura em bilíngues: aspectos cognitivos e de processamento. |
leticiagritti@utfpr.edu.br | Interesso-me por trabalhos na perspectiva da teoria e Análise Linguística, com estudos mais especificamente nas interfaces da gramática, analisando a língua por um viés mais estrutural, sem desconsiderar o discursivo. Enfoque em análises de produções orais e textuais escritas que envolvam semântica, pragmática e mecanismos de argumentação. |
smoliveira@utfpr.edu.br | Relações entre linguagem e atividade educacional, incluindo os estudos de gêneros textuais/discursivos (digitais, jornalísticos, literários etc.). Trabalho docente. Formação de professor. |
susielem@utfpr.edu.br | Aquisição Fonológica em Língua Materna e Língua Estrangeira; Variação Linguística em Língua Materna; Ensino de Línguas. |
taisapassoni@utfpr.edu.br | Linguística aplicada e estudos da linguagem. Formação de professores. Ensino de línguas adicionais. Política e Planejamento linguísticos. Língua Inglesa e contemporaneidade. Língua inglesa e internacionalização do ensino superior. |
Docentes Colaboradores
Linha de pesquisa: Literatura, sociedade e interartes
Docente | Interesses de pesquisa |
---|---|
Literatura africana; literatura e história; estudos comparados. | |
egideguareschi@utfpr.edu.br | Obras das literaturas brasileira e italiana, especialmente, de gênero poético, escritas entre os séculos XIX e XXI. Estudos relacionados à literatura comparada e seus desdobramentos. |
Linha de pesquisa: Linguagem, educação e trabalho
Docente | Interesses de pesquisa |
---|---|
marsan@utfpr.edu.br | Estudos do Texto e Discurso – Análise do Discurso e Semiótica. Tem especial interesse em trabalhar com as questões relativas às representações, imaginário e multiculturalismo imbricadas no processo de ensino e na formação docente. |
muniz@utfpr.edu.br | Pesquisas voltadas para Análise do Discurso de orientação francesa com o objetivo de investigar o trabalho humano em diversos contextos. Para isso, utiliza o método da autoconfrontação. Trabalha com as noções de interdiscurso, ethos, fórmulas e dialogismo, entre outras. |
Docentes Voluntários
Linha de pesquisa: Linguagem, educação e trabalho
Docente | Interesses de pesquisa |
---|---|
didie@utfpr.edu.br | Linguagem e educação na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. Formação e identidade docente. |