Ementário - LET
Disciplina Obrigatória
Estudos da Linguagem: Educação, Trabalho e Cultura (EL36LT) | ||
Obrigatória: Sim | Carga Horária: 60 | Créditos: 04 |
Ementa: As esferas discursivas e suas relações com a cultura e a sociedade na constituição do sujeito. O multiculturalismo e a ação/atividade na educação e no trabalho. O processo de ensino-aprendizagem de língua como prática social. A formação do professor. Perspectivas educacionais progressistas. A linguagem como constitutiva da subjetividade humana: enfoque nos processos históricos. Processos enunciativo-discursivos e a atividade humana no trabalho e na educação. | ||
Bibliografia: |
Disciplinas Eletivas
Formação de Professores de Línguas Estrangeiras Modernas (FP36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Investigações sobre a formação do professor de línguas estrangeiras modernas e da situação atual de ensino de línguas estrangeiras modernas em contexto brasileiro com base em perspectivas crítico-reflexivas e no quadro teórico-metodológico do Interacionionismo Sociodiscursivo. | ||
Bibliografia: ABREU-TARDELI, L. S. ; CRISTOVÃO, V. L. L (Orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. |
Relações entre Linguagem e Atividade em Contextos Educacionais e de Trabalho (RE36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Teoria do enunciado concreto; teoria dos gêneros do discurso; teoria da atividade; teoria dos gêneros de atividade; intersecções linguagem, atividade, educação, trabalho; metodologia e métodos desenvolvimentistas em pesquisas e intervenções sobre a educação e o trabalho. | ||
Bibliografia: |
Ensino-Aprendizagem de Gêneros: Instrumento para o Desenvolvimento do Trabalho Docente (EA36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Trabalho docente na visão da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade. Gêneros como instrumento para o desenvolvimento dos alunos e dos professores. Interacionismo Sociodiscursivo e o modelo de análise de textos. | ||
Bibliografia: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal (4ª ed.). (Paulo Bezerra, trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2003. |
Educação Linguística para a Multiculturalidade (LM36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: As diferenças e a diversidade na sala de aula. A cultura e as relações discursivas como materialização de práticas. Os objetos de ensino como artefatos ideológicos Interação em sala de aula e a emergência a discursos reproduzidos, subvertidos ou ressignificados. | ||
Bibliografia: |
Fonética/Fonologia e o Trabalho do Professor com Língua Materna e Língua Estrangeira (FF36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Introdução aos Conceitos Básicos; Teorias Fonológicas; Aquisição e Desenvolvimento Fonológico em Língua Materna e Língua Estrangeira; Consciência Fonológica; Relação Som/Grafia e a Aquisição Ortográfica; Fonética e Fonologia e o Trabalho do Professor em Língua Estrangeira e Língua Materna. | ||
Bibliografia: |
Processos De Leitura Em L2 - Cognição, Construção De Sentido E Implicações Pedagógicas (PL36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Introdução aos Conceitos Básicos; Leitura em L2; Língua Inglesa como Língua Estrangeira; Língua Inglesa como Segunda Língua; Língua Inglesa como Língua Adicional; Língua Inglesa como Língua Global; Modelos de Leitura; Visão geral de fatores cognitivos, situacionais e textuais que influenciam a leitura em L2, bem como implicações pedagógicas. | ||
Bibliografia: AEBERSOLD, J.A.; FIELD, M.L. From reader to reading teacher.New York: Cambridge University Press. Chapter 3: Designing the reading course. 1997. CARELL, P.L.; EISTERHOLD, J.C. Schema theory and ESL reading pedagogy. In Patricia L. Carrell; Joanne Devine; David E. Eskey (Eds), Interactive Approaches to Second Language Reading(pp. 72- 92.). Cambridge: Cambridge University Press. 1998. DAVIES, F. Introducing Reading. UK: Penguin English. 1995. ESKEY, D. Holding at the Bottom. In Patricia L. Carrell; Joanne Devine; David E. Eskey (Eds), Interactive Approaches to Second Language Reading(pp. 223-238). Cambridge: Cambridge University Press. 1998. FONTANINI, I.; TOMITCH, L.M.B. Working memory capacity and L2 university students’ comprehension of linear texts and hypertexts. IJES, 9(2), 1-18,2009. McNAMARA, D.; MAGLIANO, J. Toward a comprehensive model of comprehension. In B. Ross (Ed.).The Psychology of learning and motivation, 51, Elsevier INC, Academic Press.297-384, 2009. RAJAGOPALAN, K. ‘World English’ or ‘World Englishes’? Does it make any difference?. International Journal ofApplied Linguistics, v. 22, n. 4, p. 374-391, 2012. TOMITCH, L.M.B. Aquisição de leitura em língua inglesa. In Diógenes Lima (Ed.), Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas.São Paulo: Parábola Editorial. 2009. VAN DEN BROEK, P.; RISDEN, K.; HUSEBYE-HARTMANN, E. The role of readers’ standards for coherence in the generation of inferences during reading. In: R.F. Lorch & E. O’Brien, (Eds.). Sources of coherence in reading. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 353-373, 1995. |
Tópicos Em Semântica E Pragmática (TS36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Como se constrói o significado (semântico e pragmático). Pressuposições. Acarretamento. Anáfora. Tempo e aspecto verbal. Sinonímia. Polissemia. Operadores argumentativos. Ambiguidade semântica e as questões de significação semântica. Implicatura (inferência), atos de fala, princípios da conversação. A semântica e a pragmática e os textos. | ||
Bibliografia:
BASSO, R. M.; MENDES DE SOUZA, L.; Pires de Oliveira, R.; Taveira da Cruz R.;
LEMOS GRITTI, L.L.. 2010. Semântica.
CANÇADO, M.Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
FREGE, G. On Sense and Reference. Reprinted in P. Geach and M. Black, eds.,Translations from the Philosophical Writings of Gottlob Frege. Oxford: Blackwell, 1892/1960.
GRICE, H.P. (1975). Logic and conversation. In Cole, P. & Morgan, J. L.Syntax and semantics, v.3, Speech Acts. Academic Press, INC., Flórida.
GRICE, H. P. (1975/1982). Lógica e conversação. In DASCAL, M. (org.)Fundamentos metodológicos da lingüística (iv). Tradução de João Wanderley Geraldi. Campinas, Unicamp.
ILARI, Rodolfo.Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
SEARLE, J. R. (I968). Austin on locutionary and illocutionary acts. Philosophical Review LXXVII. 405-424
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Políticas Linguísticas: Panorama E Interfaces Com A Formação De Professores De Línguas (PP36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Histórico dos estudos em política linguística. Conceitos básicos. Teoria e métodos de pesquisa. Investigação de políticas linguísticas em abordagens distintas. Políticas linguísticas e a desterritorialização do inglês. | ||
Bibliografia:
ALTBACH, P. G. The international imperative on higher education. Rotterdam: Sense, 2013.
BLOCK, D.; GRAY, J.; HOLBOROW, M. (Ed.). Neoliberalism and applied linguistics. New York: Routledge, 2012.
BLOCK, D.; CAMERON, D. Globalization and language teaching. London: Routledge, 2002.
BLOMMAERT, J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
CARVALHO, S.; SCHLATTER, M. Ações de difusão internacional da língua portuguesa. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 42, p. 260-284, 2011.
DAVIS, K. A. Engaged language policy and practices. Language Policy, Cham, v. 13, p. 83 100, 2014.
FINARDI, K. (Ed.). English in Brazil: views, policies and programs. Londrina:EDUEL, 2016.
GIMENEZ, T.; PASSONI, T. P. Políticas linguísticas e suas consequências não planejadas: o programa Inglês Sem Fronteiras e suas repercussões nos cursos de Letras. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 14, 2016. p. 115-126.
HOLBOROW, M. Language and neoliberalism. New York: Routledge, 2015.
HOLBOROW, M. The politics of English: a Marxist view of language. London: Sage, 1999.
JOHNSON, D. C.; HULT, F. M.(Ed.). Research methods in language policy and planning: a practical guide. Oxford: W. Blackwell, 2015.
JOHNSON, D. C. Language policy. New York: Palgrave MacMillan, 2013.
NICOLAIDES, C. et al. (Org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013.
OLIVEIRA, G. M. As línguas brasileiras e os direitos linguísticos. In: OLIVEIRA, G. M. (Org.). Declaração universal dos direitos linguísticos. Campinas: Mercado das Letras, 2013.
RICENTO, T. (Ed.) An introduction to language policy: theory and method. Oxford: Blackwell, 2006.
RICENTO, T. (Ed.). Ideology, politics and language policies: focus on English. Amsterdam: J. Benjamins, 2000.
RICENTO, T. (Org.). Language policy & political economy: English in a global context. New York: Oxford University Press, 2015.
SHOHAMY, E. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London, Routledge, 2006.
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Análise Do Discurso Em Situação De Trabalho (AD36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: A história das teorias do discurso e seu desenvolvimento na França no século XX e no Brasil. O contexto e suas variantes. A relação entre texto/discurso e as teorias que os sustentam. O interdiscurso e as noções derivadas (interdiscursividade), semelhantes(intertextualidade) ou similares (dialogismo). A memória discursiva e interdiscursiva e seus lugares no discurso (enunciação patrimonial, nome próprio, memória da língua).Ethos. Gênero do discurso e gênero da atividade. Subjetividade. O prescrito, o realizado e real da atividade. Autoconhecimento. Dramáticas do uso de si. | ||
Bibliografia:
AMOSSY, R.(Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
_____.(Org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRANDÃO, H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: UNICAMP, 1997.
_____. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobrás. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1998.
CHARAUDEUAU, P & MAIGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividades, análise da atividade do professor. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 55-80.
KRIEG-PLANQUE, Alice. A noção de fórmula em análise do discurso: quadro teórico e metodológico. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
_____. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fonte, 2001.
_____. Gêneses dos discursos. Trad. S. Possenti. Curitiba: Criar, 2005.
_____. Cenas da enunciação. (Org.) SOUZA-e-SILVA, M. C. P. & POSSENTI, S. Curitiba: Criar, 2006.
PAVEAU, Marie-Anne & SARFATI, G.-E. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. São Carlos: Claraluz, 2006.
SOUZA-e-SILVA, M. C. P.& FAÏTA, D. Linguagem e Trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA-e-SILVA, M.C.P. Quais as contribuições da linguística aplicada para a análise do trabalho? In: FIGUEIREDO, M.; ATHAYDE, M.; BRITO, J. &ALVAREZ, D. (Orgs.) .Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro, Ed. DP & A. 2004,p. 188-213.
SCHWARTZ, Y. (1998). Os ingredientes da competência: Um exercício necessário para uma questão insolúvel. In: Educ. Soc., Dez.1998, 19(65), p.101-140.
_____. Trabalho e uso de si. In: Pro-Posições,2000, v.1, n. 5(32) jul.
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Internacionalização e políticas linguísticas no ensino superior e na educação básica (disciplina bilíngue) (IP36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Políticas linguísticas; Internacionalização e Inglês como meio de instrução no contexto superior; Formação bilíngue na Educação Básica. | ||
Bibliografia:
ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, 11(3/4), 290- 305, 2007.
CALVO,L.C.S.; EL KADRI, M.S.; PASSONI, T (Org.). Language Policies and Internationalization of Higher Education Institutions in Brazil: Contributions from Applied Linguistics. Campinas:Pontes Editores, 2020.
COYLE, D. Students in content and language integrated contexts: Planning for effective classrooms. In MASIH, J. (Ed.), Learning through a foreign language: Models, methods and outcomes. London: Centre for Information on Language Teaching andResearch, 1999.
DAVIS, K. A. Engaged language policy and practices. In Language Policy13, 83 100, 2014.
FINARDI, K. (Ed.). English in Brazil: views, policies and programs. Londrina: EDUEL, 2016.
FREITAG, R. M. K.; SEVERO, S.G; GÖRSKI, E. M. (orgs). Sociolinguística e política linguística : olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher,2016.Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000013426&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 18 fev. 2021.
JENKINS, J. English medium instruction in Higher Education: Therole of ELF. In: GAO, A., DAVISON, C. &; LEUNG, C. (Ed.). Second Handbook of English Language Teaching. Springer International Handbooks of Education, 2018.
KIRKPATRICK, A. Internationalization or Englishization: Medium of Instruction in Today s universities. CGC working paper series, v. 1, n. 3, p. 1-18, 2011.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definitions, rationales, and approaches. Journal of Studies in International Education, Amsterdam, v. 8, n. 1, p. 5 31, 2004.
MEGALE, A (org.). Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
NICOLAIDES, C. et al. (Org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013.
RICENTO, T. (Ed.). An introduction to language policy: theory and method. Oxford: Blackwell, 2006.
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Multilinguismo: aquisição, aprendizagem e ensino de línguas adicionais (MA36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Principais discussões sobre o bi/multiIinguismo em nível mundial e, particularmente, no contexto brasileiro. A terminologia L2/LE/LA/ILF e os termos aquisição/aprendizagem/desenvolvimento de Iínguas. Principais teorias e modelos de aquisição de Iínguas adicionais. Repercussões no ensino de LA decorrentes da adoção de diferentes teorias de aquisição/aprendizagem/desenvolvimento. | ||
Bibliografia:
BHATIA, T.K.; RITCHIE, W.C.The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Second Edition. Malden MA USA: Blackwell Pub; 2013.
CHAGURI, 1. P. ; TONELLI, 3. R. A. Políticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: (re)discutindo fundamentos. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 20, p. 281-302, 2019.
ECKERT, K.; FROSI, V.M. Aquisiçäo e aprendizagem de Iínguas estrangeiras: princípios teóricos e conceitos-chave. Domínios de Linguagem, v. 9, n. 1, p. 198-216, jan- mar 2015.
GROSJEAN, F. Who is bilingual? In Grosjean, F. The Mysteries of Bilingualism: Unresolved Issues (pp. 7-17). Chichester, UK: Wiley & Sons, 2022.
GROSJEAN, F.; BYERS- HEINLEIN, K. Bilingual adults and children: A short introduction. In Grosjean, F. & Byers- Heinlein, K. (2018), pp. 4-24.
JORDÃO, C. ILA ILF ILE ILG: Quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014.
LÔPO RAMOS, A. A. Língua adicional: um conceito guarda-chuva . Revista Brasileira De Linguística Antropológica, v. 13, n. 1, p. 233 267, 2021.
MITCHELL, R.; MYLES, F.; MARDSEN, E. Second Language Learning Theories. Third Edition. New York: Routledge, 2013.
ORTEGA, L. Understanding Second Language Acquisition. New York: Routledge, 2013.
PAIVA, V. L. M. 0. Aquisição de segunda Iíngua. Sao Paulo: Parábola Editorial, 2014.
SELBACH, H. V. ; SECCATO, M. G. ; TONELLI, 1. R. A. . The teaching of additional languages to children in Brazil. Letra Magna (Online), v. 18, p. 34-46, 2022.
VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, 1. Theories in Second Language Acquisition: an introduction. Second Edition. New York: Routledge, 2015.
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