Home
/
Autoavaliação

Autoavaliação

Publicado 3/10/2025, 7:00:58 PM, última modificação 3/13/2025, 4:47:46 PM

Seminário de Autoavaliação do PPGL

O processo de autoavaliação de um programa de mestrado oferece a oportunidade de se pensar sobre a formação e atuação acadêmica em nível de pós-graduação.

No caso do PPGL, esse processo foi realizado de forma sistemática, envolvendo docentes, discentes e egressos. A metodologia incluiu a aplicação de questionários detalhados aos participantes citados, abrangendo aspectos como infraestrutura, desempenho docente e discente, orientação, funcionamento de comissões e impacto social do programa.

Os resultados desse processo foram apresentados no Seminário de Autoavaliação do PPGL que ocorreu na tarde do dia 28 de novembro de 2024, dentro da programação da Semana de Letras da UTFPR - PB, e contou com a participação da comunidade que forma o programa, ou seja, os docentes, os discentes, a secretaria e egressos e a coordenação. Ademais, de forma mais sucinta, informações e dados sobre a autoavaliação do PPGL foram apresentados, em evento ocorrido na noite do mesmo dia, a docentes e discentes da graduação em Letras e a outras pessoas presentes. Vale dizer que o processo de autoavaliação é algo contínuo que não se encerra na apresentação dos resultados, portanto, considera-se que seminário proporcionou um momento de reflexão sobre os pontos fortes do PPGL, bem como seus desafios que devem ser abordados reiteradamente.

Com base nos dados coletados, o programa reforça seu papel estratégico no ensino e na pesquisa, ao mesmo tempo em que busca implementar ações corretivas para superar algumas limitações apontadas. A autoavaliação não apenas atende às exigências da CAPES, mas também promove uma reflexão coletiva e construtiva, fortalecendo a participação da comunidade acadêmica na construção de um ambiente integrado e eficaz. A coordenação do PPGL e a Comissão de Autoavaliação disponibilizam aqui os documentos apresentados e discutidos no encontro.

Seminário de Autoavaliação: Docentes, Egressos e Discentes

Reportar erro