O Programa
Nosso programa tem uma história rica e continua a evoluir. Desde 2015, formamos 56 Mestres (dados de Dezembro de 2024) na área de concentração em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB), os quais continuaram sua atuação nas empresas da região oeste do Paraná e em diversas outras regiões do país. O corpo docente do PPGQB é altamente qualificado, formado por doutores com dedicação exclusiva e com grande experiência em ensino, orientação e desenvolvimento de pesquisas de base e aplicadas. O corpo discente do PPGQB é formado por estudantes graduados na região e no exterior, sendo quase metade deles atuantes em indústrias e empresas da cidade e proximidades, recebe sólida formação científica e tecnológica para atuação no ensino superior e na pesquisa acadêmica quanto em ambiente industrial.
O PPGQB tem passado por modificações para adequar sua pesquisa às necessidades regionais, desenvolvendo projetos voltados para agricultura, desenvolvimento de produtos e insumos alimentícios, produtos biotecnológicos utilizando resíduos e desenvolvimento de novos materiais para aplicações tecnológicas. A admissão de alunos se dá em fluxo contínuo com oferta de bolsas de estudos financiadas pela CAPES além de bolsas de projetos individuais. Nosso programa está apto a receber alunos do mundo todo, contando hoje com alunos do Haiti, Moçambique, Angola e Peru. No PPGQB temos grupos de pesquisa dedicados à pesquisa em materiais e nanomateriais, alimentos e extratos naturais e materiais para a construção civil. Hoje o PPGQB atua em duas frentes de pesquisa: (1) “Desenvolvimento e aplicação de materiais” e (2) "Processos Biotecnológicos".
A infraestrutura do PPGQB dispõe de uma secretaria de apoio à pós-graduação, salas de aula, auditório e laboratórios especializados, contando com uma central analítica os quais fornecem completo suporte para a realização de pesquisas.
Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento e aplicação de materiais
Esta linha de pesquisa envolve a síntese, caracterização e simulação do comportamento de novos materiais como: vidros, cerâmicas, materiais poliméricos, materiais carbonosos ativados, coque, materiais cimentícios, entre outros, tendo em vista a aplicações no desenvolvimento de sensores, materiais adsorventes, catalisadores e incorporação de resíduos em concretos e argamassas.
Processos Biotecnológicos
Esta linha de pesquisa abrange a caracterização, modificação, desenvolvimento e conservação de alimentos, valorização biotecnológica de resíduos agroindustriais, biotransformacão de matérias primas, desenvolvimento de processos químicos e biológicos para obtenção de fármacos e biofármacos a partir da extração e modificação de produtos naturais com atividade biológica.