Disciplinas

Publicado 8/2/2018, 2:46:37 PM, última modificação 3/8/2024, 3:41:21 PM

Inscrição de alunos externos ao PPGRNS:

de 27 de fevereiro à 07 de março

Disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2024:

1. Biodiversidade Quantitativa Aplicada às Ciências Ambientais

Disciplina obrigatória - 4 créditos (60 horas)

Início: 12 de março

terças-feiras a partir das 19h00

2. Seminários

Disciplina obrigatória - 3 créditos (45 horas)

Início: 11 de março

segundas-feiras a partir das 19h00

3. Bacias Hidrográficas Da América Do Sul: Hidrografia, Recursos Hídricos E Biodiversidade

Disciplina optativa - 4 créditos (60 horas)

Início: 12 de março

terças-feiras a partir das 13h50

4. Isolamento e Purificação de Produtos Naturais

Disciplina optativa - 3 créditos (45 horas)

Início: 12 de março

quartas-feiras a partir das 19h00

Lista de Disciplinas do PPGRNS:

Biodiversidade Quantitativa Aplicada às Ciências Ambientais (RNS803)

Obrigatória (45 horas) - 3 créditos

Estatística histórico e definição. Dados e variáveis qualitativas e quantitativos: obtenção, análise e representação. Estatística descritiva: medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de formas e esquemas de análise. Intervalo de confiança para a média. Delineamentos experimentais: inteiramente casualizado e em blocos ao acaso. Análise de Variância: Teste F. Teste de comparações de médias. Análise de Resíduos. Correlação e Regressão Linear Simples. Regressão não linear. Testes não paramétricos: Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, Teste de Kuskal-Wallis. Aplicações com softwares.

Complexidade e Sustentabilidade Ecossistêmicas (RNS805) 

Obrigatória (45 horas) - 3 créditos

Padrões globais de biodiversidade; Fatores limitantes e reguladores de populações; Estrutura de comunidades; Caracterização da complexidade dos ecossistemas; Identificação de Recursos Naturais; Problemas ambientais: poluição do solo, da atmosfera e da água; Estratégias de controle de qualidade ambiental; Estudos de caso. Sustentabilidade.

Fundamentos epistemológicos da interação sociedade – meio ambiente (RNS810)

Obrigatória (60 horas) - 4 créditos

Epistemologia Ambiental. Paradigmas socioambientais. Sustentabilidade e racionalidade ambiental frente às transformações do conhecimento científico e tecnológico. Complexidade e transdisciplinaridade na relação seres humanos, sociedade e meio ambiente. Dinâmica, ética e produção na ciência Fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional e professor com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura, uma leitura crítica de artigos e a redação de artigos científicos; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na ciência; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; promover a capacidade de entendimento da dinâmica e produção científica.

Seminários (RNS822)

Obrigatória ( 45 horas) - 3 créditos

Orientação em técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Apresentação dos projetos de dissertação aos membros do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade. 

Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RNS801) 

Optativa (30 horas) - 2 créditos

A base epistemológica da Agroecologia. Princípios e conceitos da Agroecologia. Agroecologia como disciplina multidisciplinar. Sistemas agrícolas de base agroecológica. Relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura. Legislação, Certificação e Comercialização de produtos orgânicos.

Impactos antrópicos em ecossistemas aquáticos e terrestres (RNS813)

Optativa (30 horas) - 2 créditos

Conceitos de ecossistemas e agroecossistema. Principais tipos de bioma. Ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas entre componentes bióticos e abióticos nos ecossistemas, impactos provocados pelas atividades antrópicas. Mudança climática global. Sustentabilidade e capacidade de suporte. Aplicação e controle da qualidade das águas em rios, lagos e estuários. Transformações ambientais no Brasil e na região da Mata Atlântica.

Bacias hidrográficas da América do Sul: hidrografia, recursos hídricos e biodiversidade (RNS802) 

 Optativa (60 horas) - 4 créditos

 A água na Terra. Águas oceânicas. Águas Continentais. Origem, evolução e características das principais bacias hidrográficas da América do Sul. Águas subterrâneas. Recursos hídricos. Biodiversidade das bacias hidrográficas da América do Sul. Impactos das atividades antrópicas. Uso da água.

Bioprospecção microbiana (RNS804)

Optativa (60 horas) - 4 créditos

Diversidade microbiana no ambiente. Metabolismo microbiano e metabólitos secundários. Enzimas microbianas. Bioprocessos. Bioensaios. Legislação de acesso ao patrimônio genético e propriedade industrial.

Dinâmica, ética e produção na ciência (RNS807)

Optativa (45 horas) - 3 créditos

Fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional e professor com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura, uma leitura crítica de artigos e a redação de artigos científicos; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na ciência; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; promover a capacidade de entendimento da dinâmica e produção científica.

Espécies exóticas e invasoras (RNS809)

Optativa (30 horas) - 2 créditos

Definições e conceitos na ecologia de invasões biológicas. Fatores que influenciam a distribuição das espécies no ambiente. Processo de estabelecimento de uma espécie invasora. Impacto das espécies invasoras nos ambientes aquáticos e terrestres. Medidas preventivas e
mitigatórias.

Genética da Conservação (RNS811)

Optativa (30 horas) -  créditos

Diversidade genética. Genética evolutiva de populações naturais. Consequências genéticas do tamanho populacional pequeno. Genética e extinção. Utilização de marcadores genéticos na caracterização da biodiversidade. Resolução de incertezas taxonômicas e definição de unidades de manejo. O manejo genético espécies ameaçadas em ambiente natural. Reprodução em cativeiro e reintrodução. Genética da conservação na biodiversidade brasileira.

Geoprocessamento (RNS812)

Optativa (45 horas) - 3 créditos

Fundamentos teóricos de geoprocessamento. Representação computacional da realidade. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Sistemas de informações geográficas (SIG). Aquisição e Manipulação de Dados. Bases digitais na Internet. Consulta e Análise Espacial. Conceitos básicos de Sensoriamento Remoto. Espectro Eletromagnético. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Tipos de GPS e sua Aplicação. Interpretação de imagens e comportamento espectral de alvos. Segmentação e Classificação de imagens. Índices de vegetação. Potencial das técnicas de geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais. Instrumentalização de técnicas do geoprocessamento.

Isolamento e Purificação de Produtos Naturais (RNS814)

Optativa (45 horas) - 3 créditos

Introdução à análise instrumental. Amostragem. Técnicas de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas. Métodos de isolamento e separação. Espectroscopia: Absorção e emissão atômica e molecular. Noções de Espectroscopia no Infravermelho. Cromatografia: Métodos de Separação, Cromatografia em Camada Delgada, Cromatografia Gasosa e Líquida de Alta Eficiência. Métodos Eletroanalíticos: Potenciometria e Condutivimetria.

Legislação sobre uso e manutenção da biodiversidade (RNS815)

Optativa (30 horas) - 2 créditos

Aspectos históricos da conservação e do uso sustentável da biodiversidade. Evolução da legislação brasileira associada à conservação e uso sustentável da biodiversidade. Política nacional do meio ambiente. Código florestal brasileiro. Política nacional de recursos hídricos. Lei dos crimes ambientais. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Noções de estudos e de relatórios de impactos ambientais. Estudos de caso em conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Monitoramento e bioindicadores ambientais (RNS816)

Optativa (60 horas) - 4 créditos

Conceituação de bioindicadores; histórico do uso de bioindicadores; uso, tipos e desenvolvimento de biodindicadores, principais grupos de bioindicadores; métodos e estudos para utilização de espécies da biota terrestre e aquática como bioindicadoras da qualidade ambiental; variação quali-quantitativa de organismos indicadores de mudanças ambientais; impacto de poluentes sobre espécies bioindicadoras.

Prospecção de Produtos do Metabolismo Vegetal (RNS817)

Optativa (90 horas) - 6 créditos

Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise, purificação e determinação estrutural das substâncias isoladas de espécies vegetais. Métodos extrativos; princípios de cromatografia camada delgada; cromatografia em coluna; cromatografia líquida de alta eficiência; tipos de detectores para cromatografia líquida; princípios de técnicas hifenadas; princípios de elucidação estrutural de compostos orgânicos; métodos espectrofotométricos; ressonância magnética nuclear; noções de metabolômica e quimioinformática.

Controle Biológico (RNS806)

Optativa (60 horas) - 4 créditos

História do controle biológico. Agentes de biocontrole. Isolamento e seleção de agentes de controle biológico de doenças em plantas, pragas e vetores de doenças humanas. Mecanismos de controle biológico. Entomopatógenos no controle biológico. Multiplicação e introdução de  agentes de controle biológico. Programas de sucesso em controle biológico. Controle biológico e o manejo integrado de pragas.

Tópicos Especiais em Complexidade e Utilização de Ambientes Naturais I (RNS820) e II (RNS821)

Optativa (60 e 30 horas, respectivamente) - 4 e 2 créditos

As disciplinas ofertadas dentro da categoria Tópicos Especiais terão ementas abertas e ficarão condicionadas ao oferecimento das disciplinas sob essa condição. As disciplinas ofertadas até o momento encontram-se acima.