Home
/
Área Acadêmica
/
Projetos estruturantes

Projetos estruturantes

Publicado 6/6/2019, 12:40:32 PM, última modificação 3/7/2024, 3:54:59 PM
Projetos em andamento e inserção social destes

Os projetos estruturantes emergem de diversos projetos já em andamento do corpo docente e da inserção social destes, sobretudo em termos regionais, resultando, e sendo muitos deles externalidades, da colaboração com órgãos de gestão urbana em âmbito municipal e da Região Metropolitana de Curitiba – RMC.
 

1 – Sistemas Informacionais para Sustentabilidade Urbana

Trata de dados abertos, modelos de indicadores, informações geográficas, sistemas de gestão de resíduos dentre outros, que abrangem os sistemas naturais, de infraestrutura urbana e referente aos sistemas socioeconômicos, considerando o âmbito territorial de cidades e regiões metropolitana, bem como a territorialidade. Tais sistemas buscam contribuir para a área de conhecimento e fornecer tecnologias e instrumentos que subsidiem a formulação e implementação de políticas públicas locais e regionais, bem como processos de tomada de decisão na gestão pública. O entendimento que perpassa tais projetos é o da governança territorial e ambiental a partir de uma perspectiva interdisciplinar, campo fértil para a formação de recursos humanos na temática. Ao mesmo tempo, envolvem análises sobre o papel e o impacto da ciência e da tecnologia nestes contextos. 

2 –Capital Natural Urbano e Sustentabilidade

Abrange a restauração ecológica nas diversidades funcionais e filogenética das comunidades de plantas e polinizadores. Pesquisas básicas sobre métodos de restauração, e aplicadas sobre manejo e características do habitat tendo em vista a promoção de diversidade em cidades e seu papel ecológico; pesquisas sobre o metabolismo urbano, parques urbanos, recursos hídricos, sistemas de tratamento de esgoto integrados à paisagem urbana, introdução de wetlands em áreas construídas. Envolve sistemas de coleta de água de chuva interligados com sistemas de irrigação de paredes vegetadas e telhados verdes, tratamento de resíduos orgânicos associados com hortas urbanas. Engloba pesquisas sobre a produção de hortifrutigranjeiros, geração de resíduos orgânicos e a Análise do Ciclo de Vida do processo, potencial energético e de compostagem para o volume de resíduos gerados.

3 – Sistemas de Infraestrutura Urbana para Sustentabilidade

Abarca conforto urbano, mobilidade, ruído, ilhas de calor e conforto térmico, sobretudo. Pesquisas sobre tecnologias visando diminuir a incidência de ruído dentro das edificações, seja por meio do mapeamento acústico das regiões da cidade ou pelo desenvolvimento de novos materiais (provenientes de resíduos) focados no conforto acústico. Sobre os efeitos das ilhas de calor urbanas e seus efeitos deletérios no clima local e regional. Este eixo relaciona-se ao paisagismo (parques e praças urbanos), ao desenho urbano e ao conforto ambiental. Projetos focados nas questões de mobilidade sustentável e eficiência energética, a partir de uma visão da cidade como conceito complexo que aborda não somente as questões dentro das margens políticas, mas também o planejamento urbano e regional e da sustentabilidade. Avaliação dos avanços na eletrificação veicular e redução das emissões de gases e sobre combustíveis alternativos na indústria automobilística.