Home
/
Grupos de pesquisa do PPGSAU

Grupos de pesquisa do PPGSAU

Publicado 8/13/2024, 2:08:34 PM, última modificação 8/13/2024, 2:15:56 PM

Clique em "saber mais" para acessar a página CNPq do grupo

Acústica

Líderes: Rodrigo Eduardo Catai; Adalberto Matoski.
Áreas predominantes: Engenharias; Engenharia Civil.
Sobre: Este grupo de pesquisa em "Acústica", tem como principais objetivos realizar análises acústicas de materiais novos e convencionais para a aplicação na construção civil e nas cidades de forma geral; criar mapas acústicas para cidades e instituições públicas entre outros; e, estudar novos materiais que podem ser usados como barreiras acústicas e simular o emprego dos mesmos, por meio de softwares específicos. Um dos principais norteadores deste grupo de pesquisa é buscar ambientes cada vez mais confortáveis acusticamente, para que a sociedade possa ter uma melhor qualidade de vida.
Saber mais.

Arquitetura Bioclimática

Líder: Eduardo Leite Krüger.
Áreas predominantes: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo.
Sobre: As pesquisas do grupo se relacionam às áreas de conforto ambiental e bioclimatologia urbana. Focos: na área de conforto ambiental, o conforto e desempenho térmico e lumínico de edificações e, na área de bioclimatologia urbana, tópicos relacionados ao clima urbano, conforto em espaços abertos e adequação ambiental desses espaços visando a um planejamento urbano climaticamente orientado. Objetivos: pesquisa e formação de pessoal, em bioclimatologia, com apoio de trabalhos de campo e simulações computacionais. Relevância: 1) necessidade de se definir/otimizar padrões de ocupação de ambientes construídos, uma vez que são esses os mais frequentemente utilizados por pessoas no meio urbano; 2) necessidade de se promover maior grau de sustentabilidade no ambiente construído, com maior atenção aos elementos climáticos, utilização de meios naturais de condicionamento ambiental e com consequente redução na demanda por climatização/iluminação artificial.
Saber mais.

BioProdução

Líder: Cassiano Moro Piekarski
Áreas predominantes: Engenharias; Engenharias de Produção.
Sobre: O grupo vem atuando em estudos, pesquisas científicas e ações de extensão em temáticas de sustentabilidade, bioeconomia/economia circular em processos produtivos e inovações. Os resultados tem sido apresentados e publicados na comunidade científica internacional e tem servido ao setor público e empresarial ao qual o grupo está inserido.
Saber mais.

Conhecimento e Sustentabilidade Organizacional - CSO

Líder: Faimara do Rocio Strahus.
Áreas predominates: Ciências humanas; Sociologia.
Sobre: Na sociedade multifacetada da atualidade o Conhecimento é um dos recursos intangíveis que subsidia o pensamento sistêmico. O pensamento sistêmico leva a avaliações das consequências das pesquisas, dos desenvolvimentos e das aplicações decorrentes destes. Neste contexto as seguintes proposições expressam os níveis de discussão que este grupo aborda: i) criação, uso e reúso do conhecimento organizacional e os impactos socio-ambientais, urbanos, rurais, culturais e econômicos destes na Sociedade; ii) cidades globais, seus arranjos produtivos e o meio ambiente urbano; iii) uso e aplicação da Tecnologia e as necessárias combinações e adequações para as condições de desenvolvimento socioambiental, urbano, rural e organizacional sustentável. O grupo de pesquisa, composto por pesquisadores com formações diversas, caracteriza-se pela sua interdisciplinaridade e a procura de aprofundamento em seus núcleos temáticos, especialmente a Gestão do Conhecimento e a Sustentabilidade Organizacional.
Saber mais.

Conservação da Natureza e Educação Ambiental

Líder: Lia Maris Orth Ritter Antiqueira.
Áreas predominantes: Ciências Biológicas; Ecologia.
Sobre: O CONEA tem buscado desde sua estruturação se envolver com as questões atuais relacionadas à Conservação da Natureza, pautado pelo enfoque da Educação Ambiental. Neste sentido, abraça o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares com intuito de que suas ações partam do ambiente acadêmico e cheguem até as escolas, comunidades e a sociedade em geral. ----- Atualmente o grupo desenvolve em paralelo à pesquisa projetos de extensão vinculados ao DEPEX-UTFPR-PG, incluindo bolsistas e voluntários extensionistas (alunos da licenciatura UTFPR): Sustentabilidade em foco: Práticas Interdisciplinares Extensionistas em Educação Ambiental, Biodiversidade na Escola e Inteligência Ecológica.
Saber mais.

Grupo de Estudos Ecológicos Integrados

Líder: Igor de Paiva Affonso
Áreas predominantes: Ciências biológicas; Ecologia.
Sobre: A criação desse grupo visa proporcionar aos professores e seus estudantes o desenvolvimento de pesquisas em ecologia com organismos e dados oriundos (principalmente) da região dos campos gerais. O nome do grupo (Estudos Ecológicos Integrados) foi escolhido com o propósito de abranger várias áreas dentro da ecologia, e assim proporcionar uma integração de conhecimentos que certamente será benéfica a todos do ponto de vista científico. Mais especificamente, os objetivos dos envolvidos nesse grupo são desenvolver pesquisas na área de ecologia de populações, comportamento animal, parasitologia, genética, ecologia da invasão, dentre outros. Além disso, projetos de tradução e transcrição de conhecimentos científicos serão desenvolvidos por acadêmicos em nível de graduação interessados em questões relacionadas à licenciatura. Espera-se que com o desenvolvimento dessas pesquisas uma importante lacuna das ciências biológicas na região dos Campos Gerais seja preenchida.
Saber mais.

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS)

Líderes: Valdir Fernandes; marcelo Limont.
Áreas predominantes: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional.
Sobre: O Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), visa contribuir para análise e avaliação de processos de desenvolvimento a luz da perspectiva de sustentabilidade que possam fornecer às instâncias de decisão da sociedade informações, indicadores, produtos e serviços direcionados à avaliação de sustentabilidade do desenvolvimento.
Saber mais.

PARTES - Painéis Reconstituídos e Tecnologias Sustentáveis

Líder: Ugo Leandro Belini
Áreas predominantes: Ciências Ambientais.
Sobre: Através de atividade multidisciplinar procura-se confeccionar painéis reconstituídos e compósitos utilizando fibras tradicionais, residuais e resinas de baixo impacto, realizar caracterização de qualidade e avaliar tecnicamente a viabilidade de utilização dos novos produtos para amplas aplicações em bioengenharia. Nestes contexto, pesquisas em andamento abordam (i) uso de resíduos de poda de árvores, (ii) casca de arroz e (iii) resinas emissão E1.
Saber mais.

Studio Cidades e Biodiversidade

Líder: Tatiana Maria Cecy Gadda
Áreas predominantes: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional.
Sobre: O Studio Cidades e Biodiversidade pretende ser um articulador de inúmeras ações que avancem o entendimento sobre a melhor gestão da biodiversidade e serviços ecossistêmcos no nível subnacional produzindo eco além da Década da Biodiversidade da ONU (2011-2020) através do envolvimento de seus perquisadores com a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e o IPBES. O grupo Studio Cidades e Biodiversidade, coloca luz sobre a questão da biodiversidade no contexto subnacional e provê informações importantes para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. O Studio tem potencial para muitas publicações científicas e técnicas, desenvolvimento de treinamento para governos subnacionais (a exemplo do treinamento desenvolvido para a Rio +20 em 2012 onde treinou 13 municípios brasileiros) sobre a conservação da biodiversidade e educação ambiental. Desde o início de 2019 a coordenadora participa do grupo científico Coalizão Ciência e Sociedade.
Saber mais.

Reportar erro