Meu portal personalizado
Disciplinas
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa:Planejamento e controle de qualidade de experimentos; Delineamentos experimentais básicos e complexos; Experimentos fatoriais; Estatística descritiva; Análise complementar de experimentos (testes de comparação múltipla de médias e análise de regressão); Análise multivariada; Interpretação e apresentação de resultados de análises estatísticas, com uso de programas computacionais; Análise crítica de artigos de experimentos em agroecossistemas.
Carga Horária: 45 horas
Créditos:3
Ementa:Leitura, interpretação e apresentação de artigos científicos e/ou outras produções intelectuais na área de Agroecossistemas. Técnicas e estratégias para comunicação oral (oratória). Elaboração, apresentação e defesa do projeto de dissertação.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Introdução à hidrologia em agroecossistemas. Caracterização de agroecossistemas que compõem bacias hidrográficas. Monitoramento e modelagem hidrossedimentológica de bacias hidrográficas. Planejamentos de ações mitigadoras nos agroecossistemas. Gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Sistemas integrados de produção agropecuária tipos e sustentabilidade (viabilidade econômica, social e ambiental); Comportamento dos nutrientes e matéria orgânica do solo em ambientes naturais, pastagens, lavouras, florestas e em sistemas agrosilvipastoris. Avaliação da eficiência de utilização de fertilizantes e corretivos em sistemas de produção integrada e correlação com ambientes naturais. Avaliação do estado nutricional de plantas. Recomendação de adubação do solo em sistemas de produção integrados. Ciclagem de nutrientes em ambientes naturais e agrosilvipastoris.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Propriedades físico-químicas do solo e reações do solo. Acidez e alcalinidade do solo: conceitos, efeitos e correção. Ciclagem de nutrientes, interações e transformações no sistema solo-planta-animal-atmosfera. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos em agroecosistemas. Adubação de sistema. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica, contaminação e remediação do solo.
Carga Horário: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Alelopatia como ciência, importância da alelopatia em agroecossistemas, metabolismo secundário em plantas, fatores bióticos e abióticos que afetam a produção de aleloquímicos, mecanismos e modo de ação de aleloquímicos, métodos de estudo em alelopatia, interações alelopáticas entre plantas, aleloquímicos no ambiente (liberação e fatores que afetam), alelopatia como ferramenta no controle de plantas daninhas, futuro da alelopatia.
Carga Horária: 45 horas
Crétidos: 3
Ementa:Abordagem agroecossistêmica em ecologia de plantas daninhas, genética e evolução de plantas daninhas, demografia e dinâmica populacional de plantas daninhas, processos evolutivos na regulação da densidade populacional; interferência de plantas daninhas em culturas, manejo de plantas daninhas em agroecossistemas.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Morfofisiologia de Insecta. Ordens e famílias de importância econômica. Entomologia aplicada à produção agrícola, produção florestal e produção animal. Métodos de controle de insetos-praga.
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa:Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: Histórico, importância econômica e social, principais espécies cultivadas em agroecossistemas brasileiros, implantação, manejo, princípios ativos, colheita, processamento e comercialização.
Créditos: 4
Ementa:Os fatores ambientais e a produção das florestas. Os ciclos biogeoquímicos em ecossistemas florestais. Nutrição de florestas plantadas. Biodiversidade e dinâmica de sistemas florestais. Monitoramento ambiental de sistemas florestais. Sequestro de carbono em sistemas florestais. Critérios e indicadores de sustentabilidade em sistemas florestais.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Espécies alternativas na rotação de culturas e adubação verde; cultivo intercalado; uso de culturas anuais em sistemas agroflorestais; manejo integrado de pragas e doenças em culturas de interesse; Manejo fitotécnico e seus efeitos sobre a produtividade das culturas anuais e seus impactos sobre os agroecossistemas; Potencial energético/industrial, forrageiro e agronômico das culturas; Exigências edafoclimáticas; Exigência nutricional; Tecnologias relacionadas à implantação, ao manejo cultural, colheita e comercialização.
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa:Ecofisiologia da soja; Ecofisiologia do feijão; Interação das leguminosas anuais produtoras de grãos com o ambiente de produção; Sistema de rotação de leguminosas; Sistemas alternativos para produção de leguminosas; Leguminosas alternativas promissoras em Agroecossistemas.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos para avaliação da qualidade ambiental em áreas de influência de agroecossistemas. Bioindicadores em água e solos: principais organismos, métodos de amostragem e técnicas de processamento de amostras. Parâmetros de análise em nível populacional e de comunidade. Biomarcadores e os efeitos subletais. Principais ensaios de ecotoxicidade. Legislação relacionada.
Carga Horário: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Conscientização e desenvolvimento de técnicas de leitura e interpretação de material científico em língua inglesa; noções gramaticais e aquisição de vocabulário geral e técnico.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Caracterização edafoclimática do ambiente tropical e subtropical. Erosão e conservação do solo. Sistemas de manejo do solo. Dinâmica da matéria orgânica em sistemas agrícolas. Qualidade do solo. Plantas de cobertura e Rotação de culturas. Recuperação de áreas degradadas. Integração das práticas de manejo e sustentabilidade do processo produtivo.
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Introdução à Pesquisa Científica. Comitês de Ética em Pesquisa. Normas Vigentes. Pesquisa em bases de dados. Revisão Bibliográfica. Elaboração de Projeto. Elaboração de artigo. Didática.
Carga Horária: 60 horas
Crétidos: 4
Ementa: As origens da agricultura; Domesticação de plantas e paisagens e impacto do manejo sustentável nos agroecossistemas; Centros de origem, de domesticação e de diversidade de plantas cultivadas; Prospecção e domesticação de novos cultivos. Conservação de recursos genéticos
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Noções de desenvolvimento e a emergência de perspectivas de desenvolvimento rural e de desenvolvimento rural sustentável. Diversidade de atores sociais rurais e as complexas interrelações entre rural e urbano na sociedade contemporânea. Diversidade das categoriais sociais rurais no Brasil e em contextos internacionais: mudanças e caraterísticas demográficas, econômicas, produtivas, sociais e culturais das unidades agrícolas de diferentes agroecossitemas. A agricultura familiar, o agronegócios, os sistema/regimes agroalimentares e o desenvolvimento rural: aportes teóricos e abordagens analíticas. O Estado e as políticas públicas que afetam a agricultura e o desenvolvimento rural. Perspectivas analíticas para estudo dos mercados rurais. Ruralidades, pluriatividade e territorialidade. Formas de organização e ação coletiva dos agricultores no meio rural.
Carga Horária: 60 horas
Cretidos: 4
Ementa: Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Epidemiologia de doenças de plantas. Princípios gerais de controle de doenças de plantas. Controle genético de doenças de plantas. Controle químico de doenças de plantas. Controle biológico de doenças de plantas. Controle físico de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Indução de resistência. Patologia e tratamento de sementes. Sistemas de previsão e avisos e manejo integrado de doenças.
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Introdução a toxicologia. Formulações de inseticidas. Classificação de inseticidas. Modo de ação e metabolismo de inseticidas: organofosforados, carbamatos, piretroides, avermectinas, fenil-pirazois, neonicotinoides, benzoilureias, diamidas antranílicas e inseticidas botânicos. Avaliação da toxicidade de inseticidas. Nanotecnologia aplicada a toxicologia.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Relação ser humano e meio ambiente. Evolução das políticas ambientais. Desenvolvimento urbano e rural sustentável. Urbanização e mudanças ambientais globais. Mudanças climáticas recentes, fontes de energias limpas e valorização de resíduos e economia circular.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Histórico, introdução e aplicações da Nutrição Mineral de Plantas. Elementos essenciais, úteis e tóxicos para as plantas. Macronutrientes. Micronutrientes. Absorção, transporte e redistribuição de elementos em plantas. Absorção iônica pelo sistema radicular. Transporte de curtas distâncias. Absorção iônica foliar. Transporte de longas distâncias. Redistribuição. Metodologias para avaliação do estado nutricional das plantas. Abordagens matemáticas atuais para avaliação nutricional de plantas anuais e perenes. Histórico, conceitos e aplicações do Sensoriamento Remoto. Geotecnologias. Comportamento espectral de culturas agrícolas. Índices de vegetação: conceitos e aplicações. Sistemas Sensores (ativos e passivos). Níveis de aquisição de dados: campo, laboratório, aeronave e orbital. Processamento e análise do mapa. Sensoriamento remoto para agricultura. Processamento digital de imagens de sensores remotos. Uso de software de SIG (Sistema de Informação Geográfica). Aplicação de imagens orbitais na agricultura.
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Noções básicas e Introdução aos Bioinsumos no Manejo Fitossanitário. Bioinsumos e Indutores de resistência Aspectos bioquímicos e moleculares envolvidos no processo de ação dos bioinsumos e indutores de resistência. Bioinsumos no Controle de Insetos e Prevenção de Doenças em Plantas Cultivadas. Bioinsumos, Produtividade e Sustentabilidade.