Sobre o PPGTAMB
Mestrado em Tecnologias Ambientais
Grande Área: Engenharias
Área de Avaliação: Engenharias I
Área de Concentração: Tecnologias Ambientais
Missão do Programa: formar profissionais altamente capacitados para se destacarem no campo da pesquisa e do ensino no cenário nacional e internacional, buscando soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às demandas do mercado e da sociedade, promovendo uma abordagem integrada que harmoniza o progresso econômico e social com a preservação dos recursos naturais.
Objetivos do Programa: Desenvolver profissionais em um ambiente propício ao avanço dos conhecimentos científicos. Fortalecer a oferta de curso de pós-graduação stricto-sensu de qualidade para fixar docentes e discentes na área de influência regional. Desenvolver habilidades para a construção de conhecimento técnico-científico capazes de auxiliar a tomada de decisão frente aos desafios globais atuais. Difundir o conhecimento gerado no PPGTAMB por meio de publicações científicas, webinários e cadernos técnicos com participação de outros pesquisadores em nível nacional e internacional, para que possam alcançar diferentes públicos do setor acadêmico, governamental e industrial.
Público-alvo: Devido a ampla área de atuação das questões ambientais, a formação do graduado apto à ingressar no PPGTAMB é diversificada, tendo como principais áreas a Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Química, Biologia, Geografia, entre outras. O PPGTAMB publica Edital de seleção discente com frequência de duas a três vezes ao ano. regulamentando a seleção de alunos regulares e especiais.
Perfil do egresso: busca-se que o egresso do PPGTAMB, detentor do título de Mestre em Tecnologias Ambientais, seja capaz de desenvolver e aprimorar tecnologias sustentáveis em um contexto globalizado, voltadas principalmente à minimização e valorização de resíduos, efluentes e emissões, à recuperação energética, ao monitoramenento de impactos ambientais pela presença de contaminantes em ambientais naturais e antropizados e ao desenvolvimento de práticas sócio-ambientais capazes de promover o desenvolvimento sustentável da socidade como um todo.
Linhas de Pesquisa
1. Tecnologias de Tratamento e Valorização de Resíduos
Esta linha tem como objetivos principais: a caracterização e processamento de resíduos com vistas à agregação de valor; identificação de resíduos como potenciais fontes de matérias-primas para novos produtos; desenvolvimento de tecnologias de tratamento mais eficientes e limpas e a otimização de processos industriais, minimizando a geração de resíduos.
Projeto Estruturante 1: Saneamento Sustentável e Valorização de Resíduos: Uma Abordagem Integrada para a Melhoria Socioambiental e Econômica
Este projeto estruturante tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o saneamento ambiental e a valorização de resíduos, visando uma gestão mais eficaz e sustentável dos recursos naturais, de processo, bens e materiais.
Projeto estruturante 2: Tecnologias de Tratamento Avançado para a Sustentabilidade Ambiental e Energética
Este projeto estruturante se concentra na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de tratamento avançado para diversos tipos de resíduos e efluentes, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental, promover a eficiência energética e contribuir para a gestão sustentável de recursos naturais.
2. Tecnologias de Prevenção e Controle de Impactos Ambientais
A linha tem como objetivos identificar os impactos ambientais negativos e desenvolver tecnologias que contribuam para minimizar os efeitos da ação antropogênica decorrentes da presença de agentes químicos e microbianos no meio ambiente. Suas atividades estão voltadas para as seguintes investigações: Estudo da antropização dos ecossistemas e influências ambientais, envolvendo a biota local; Estudo de contaminantes ambientais, como organometálicos, agrotóxicos, metais pesados entre outros, com comprovado potencial de indução a alterações fisiológicas em organismos aquáticos e Desenvolvimento de métodos e técnicas que contribuam para o monitoramento e controle de impactos ambientais negativos.
Projeto Estruturante 1: Estudos de monitoramento ambiental e avaliação de impactos ambientais
Este projeto estruturante centra-se no desenvolvimento de tecnologias de prevenção e controle de impactos, bem como o monitoramento ambiental de compartimentos de interesse local e regional por meio de abordagens multidisciplinares voltadas a preservação, recuperação e remediação dos sistemas ambientais
Projeto Estruturante 2: Práticas socioambientais e sustentáveis integradas
Este projeto estruturante possui foco na busca por soluções colaborativas propostas nas interfaces das ciências da natureza e suas tecnologias (física, química e biologia) com as ciências humanas (gestão, planejamento e educação) e engenharias. Além disso, busca promover a sustentabilidade e o equilíbrio nas áreas de interesse, por meio do desenvolvimento e implementação de práticas inovadoras fundamentadas na interdisciplinaridade e na cooperação entre diferentes áreas de conhecimento.