Home
/
Destaques
/
Quando o Profiap da UTFPR ofertará nova turma?

Quando o Profiap da UTFPR ofertará nova turma?

Publicado 12/7/2023, 7:19:47 PM, última modificação 3/8/2024, 1:27:15 PM
Vagas para o Profiap UTFPR - Turma 2024

O Profiap é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente. O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.



Você pode acessar esse link e conferir as informações completas do Profiap na UTFPR:



https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/profiap/sobre



Como posso me candidatar ao curso?



A seleção dos alunos é realizada com base no Teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) por meio de edital específico divulgado e gerido pelo PROFIAP Nacional.



A UTFPR não realiza edital próprio para seleção de alunos sendo todo o processo do exame nacional de acesso (ENA) gerido pelo Profiap Nacional. https://profiap.org.br/exame-nacional-de-acesso/



Atenção para as categorias de vagas: todo Profiap local tem uma parcial de vagas exclusivamente para servidores públicos da universidade associada (IFES), sendo que para o Profiap UTFPR aplicam-se aos servidores públicos da UTFPR. Outra parcial de vagas, denominada 'Demanda Social', destina-se a qualquer candidato apto conforme previsto em edital, ou seja, sendo servidor público ou não. Ainda, quando disponível convênio, há uma parcial de vagas destinada exclusivamente ao público coberto pelo convênio ativo.



Os editais de acesso (ENA) têm sido lançados ao menos uma vez ao ano e são disponibilizados no site do Profiap. Na

UTFPR

, temos o planejamento de início de nova turma no segundo semestre letivo (agosto ou conforme calendário oficial da universidade). Essa é a previsão para 2024, seguindo as ofertas 2023, 2022, 2021 que também tiveram início letivo em agosto.

O Profiap UTFPR tem o planejamento de oferta da próxima turma para início em 2024.2, por isso, o edital de acesso será ofertado durante o primeiro semestre de 2024 em conjunto com as universidades que também seguirem essa agenda. Para a turma de 2025, essa agenda poderá ou não sofrer alterações, a depender do planejamento correspondente e será publicado seguindo os critérios da rede Profiap. Para saber o quantitativo de vagas, considere o edital disponível/vigente em https://profiap.org.br/exame-nacional-de-acesso/ e confira a disponibilidade em cada instituição/universidade associada.