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Etapas para a realização da Defesa da Dissertação

Etapas para a realização da Defesa da Dissertação

Publicado 12/17/2018, 3:50:22 PM, última modificação 9/29/2025, 2:38:31 PM
Abaixo segue um roteiro de etapas que devem ser cumpridas para a defesa da Dissertção de Mestrado

Modelo da dissertação no LaTeX

Etapas pré-defesa

1. Verificar se o/a candidato/a cumpre todos os pré-requisitos:

i) aprovaçao no ENQ,
ii) aprovação em exame de proficiência de língua extrangeira,
iii) conclusão de 72 créditos (9 disciplinas),
iv) registro de currículo Lattes e Orcid no sistema.

Os itens podem ser verificados em Stricto Sensu > Professor/Orientador > Marcação de Defesa/Qualificação (Orientador)

PROCEDIMENTO PARA MARCAÇÃO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

1. Orientador: Reservar uma sala para a defesa em Agendamento de Salas e Auditórios ou em contato com a secretaria Stricto-CT centro (41) 3310-4655

2. Estudante: no portal do aluno e agendar defesa. Pedir para o orientador ou coordenador adicionar membro externo, se não cadastrado no sistema da UTFPR (liberar acesso ao sistema acadêmico para o membro externo).

3. Orientador: Buscar o nome da/o estudante em Stricto Sensu > Professor/Orientador > Marcação de Defesa/Qualificação (Orientador) e clicar em "Agendar Defesa". Conferir os dados e disponibilizar para o coordenador.

4. Se o membro externo precisar de diárias e passagens, criar projeto de viagem no SEI com os documentos necessários e informar a coordenação através de profmat-ct@utfpr.edu.br

NO DIA DA DEFESA

1. Buscar o nome da/o estudante em Stricto Sensu > Professor/Orientador > Marcação de Defesa/Qualificação (Orientador) e clicar em "Resultado da Defesa"

2. Gerar Ata da Defesa e instruir os membros da banca a gerar os pareceres da defesa. Assinar os documentos.

3. Informar a coordenação sobre o resultado da defesa.

4. Coordenador: Gera termo de aprovação e colocar resultado da defesa no sistema acadêmico.

ETAPAS PÓS-DEFESA

1. Verificar a presença da licensa creative comons no trabalho e no produto educacional. Savar trabalho no formato pdf/a

2. Após realização das correções, encaminhar para a bilioteca. Vide trâmite para a entrega da versão finalhttps://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/P3DqNko3BeoYAHf

Orientação para a entrega de trabalhos acadêmicos na Biblioteca da UTFPR (DEBIB-CT): http://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/trabalhos-academicos/discentes/orientacao-para-trabalhos-academicos

3. Após Disponibilização do trabalho no RIUT, encaminhar para a coordenação (profmat-ct@utfpr.edu.br) os dados:

i) Link do RIUT para o trabalho;
ii)Título do recurso educacional;
iii) Nome do veículo onde foi divulgado o recurso: e.g. EduCapes;
iv) Link de acesso;
v) Arquivo do produto

ETAPAS DA COORDENAÇÃO

1. No Sistema Acadêmico da UTFPR:
i) Formar o estudante;
ii) Gerar e assinar o termo de conclusão;
iii) Gerar e assinar o histórico escolar da estudante.

2. No SCA do Profmat:
i) Cadastrar a dissertação;
ii) Cadastrar o Recurso Educacional;
iii) Gerar a declaração do Profmat;
iv) Enviar a declaração para a estudante, com cópia para os orientadores.

3. Na secretaria do Stricto:
i) Enviar a declaração do Profmat por e-mail e solicitar a abertura do processo de diplomação.

4. Na Plataforma Sucupira:
i) Cadastrar trabalho e formar o estudante.

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