Home
/
Cursos
/
Estude na UTFPR
/
SiSU
/
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Publicado 6/13/2023, 4:31:55 PM, última modificação 3/14/2024, 1:49:22 PM

Quais os cursos de graduação oferecidos pela UTFPR?

A UTFPR oferta diversos cursos de graduação nos campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A lista completa com os cursos ofertados pode ser acessada em http://www.utfpr.edu.br/cursos/graduacao.

É preciso pagar para estudar na UTFPR?

Todos os cursos de graduação da UTFPR são gratuitos. Os cursos de mestrado e de doutorado, igualmente, não têm custo para o estudante. A UTFPR também oferta atividades de extensão, palestras e cursos abertos ao público. Muitos desses eventos são gratuitos e a divulgação é feita no site utfpr.edu.br.

O candidato pode ocupar vagas obtidas em mais de um processo seletivo de ingresso?

O candidato pode  se inscrever para concorrer às vagas destinadas ao ingresso na UTFPR por mais de um processo, mesmo que simultâneo, por exemplo, pelo Vestibular e também pelo SiSU, mas  somente poderá ocupar uma das vagas obtidas, em caso de classificação pelos dois processos seletivos, em obediência à vedação estabelecida pela Lei nº 12.089/2009.

Segundo a lei, é proibido a uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, em curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.

Como os processos seletivos são independentes, o candidato que deseja ingressar na UTFPR pode concorrer em ambos. Caso seja selecionado nos dois, o estudante deverá optar por dar prosseguimento aos procedimentos de matrícula em apenas um deles.

Se fui selecionado na 1ª Chamada, ainda posso continuar concorrendo?

Caso você tenha sido selecionado em primeira ou segunda opção na primeira chamada, você estará impedido de mostrar o desejo de fazer parte da Lista de Espera do SiSU.

Você poderá ainda, se inscrever no processo de Complementação da Lista de Espera do SiSU para concorrer às vagas não preenchidas pela lista de espera do SiSU quando esta for esgotada.

Como acompanho as demais chamadas?

A primeira Chamada é publicada no site do SISU. As demais são publicadas no site da UTFPR em /cursos/estudenautfpr/sisu.

Classificados no Vestibular e também no SISU do mesmo ano devem enviar duas vezes a documentação?

Sim. O sistema de ingresso do Vestibular e o do SISU são independentes, portanto é necessário enviar os documentos para cada um dos processos seletivos, conforme a vaga em que foi classificado.


Como é a matrícula de novo ingresso para quem já é aluno da UTFPR?

Caso o candidato seja aluno da Universidade e se inscreva num outro processo seletivo para trocar de curso, ele deve enviar normalmente todos os documentos de matrícula pela Plataforma de Requerimento de Matrícula. O desligamento do curso atual será realizado no momento da Etapa 2 (confirmação de matrícula) no novo curso, quando a UTFPR cancela o vínculo do estudante com a graduação anterior.

Como funciona a matrícula na UTFPR?

Após a divulgação dos resultados do processo seletivo, a matrícula dos ingressantes na UTFPR é feita em duas etapas obrigatórias para todos os candidatos:

Etapa 1: Envio da Documentação e Substituição;

Etapa 2: Confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR.

O processo de matrícula é todo online. Não será aceito o envio de documentação pelos Correios, endereço eletrônico de e-mail, presencialmente ou por qualquer outro meio que não seja o especificado em edital.


Quais são as Categorias de Cotistas?

A UTFPR reserva, no mínimo, 50% das vagas (cotas) de ingresso na graduação para candidatos egressos do Sistema Público de Ensino Médio. O candidato deve escolher com atenção a sua modalidade de cota no ato de inscrição de cada processo seletivo, pois não será possível alterar posteriormente. As vagas reservadas são divididas em sete modalidades de cotas, destinadas exclusivamente aos candidatos que se enquadram nos critérios abaixo:

Categoria LB_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LB_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LB_PCD: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LB_EP: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LI_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LI_PCD: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Categoria LI_EP: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Atenção: O candidato que optar por concorrer em uma das modalidades de cotas deve estar ciente que é de sua inteira responsabilidade certificar-se de que atende aos requisitos exigidos e que tem condições de apresentar toda a documentação solicitada na matrícula, comprovando sua condição de acordo com a modalidade escolhida.

O que é considerado egresso do Sistema Público de Ensino Médio?

Egresso do Sistema Público de Ensino Médio é o candidato que:
- cursou e concluiu com aprovação a totalidade do Ensino Médio em escola pública brasileira da esfera federal, estadual ou municipal, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou
- obteve a certificação de conclusão com base no resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda por exames de certificação de competência de avaliação de jovens e adultos realizados por sistemas estaduais de ensino.

Atenção: Não suprirá a exigência de ser egresso do Sistema Público de Ensino Médio o candidato que houver cursado disciplinas isoladas ou séries de Ensino Médio em escolas privadas, ainda que comunitárias, independentemente de sua gratuidade ou da percepção de bolsa de estudos, ainda que custeadas pelo Poder Público. É importante ressaltar que, por ser regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o acesso à modalidade de cotas pelo Sistema Público de E.M. é restrito ao ensino médio feito no Brasil em sua íntegra.

Quem cursou o Ensino Médio em escola particular com bolsa pode concorrer pela reserva de vagas?

Não. A condição de bolsista em escola da rede privada não habilita o candidato a ocupar uma vaga reservada (cota).

Posso aproveitar disciplinas que eu já tenha feito em outro curso?

Sim. O candidato oriundo de curso de graduação, que tenha confirmado a permanência na Etapa 2 e que deseja solicitar convalidação de disciplinas já realizadas, deverá requerer a convalidação no DERAC do campus, respeitando os prazos previstos no Calendário Acadêmico e o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Outra pessoa pode fazer a matrícula por mim?

Sim. Tanto na Etapa 1 quanto na Etapa 2 caso o candidato esteja impedido de efetuá-la.

Sou menor de idade. Posso fazer a Autenticação Administrativa sem estar acompanhado de meus pais?

Sim.


Devo acompanhar todas as chamadas, mesmo já tendo sido ocupadas todas as vagas do curso que escolhi?

Sim, pois pode ocorrer desistência.


A UTFPR avisa o candidato selecionado por telefone ou e-mail?

O candidato deve acompanhar todas as chamadas por meio do portal oficial, no link /cursos/estudenautfpr/sisu. A UTFPR não utiliza obrigatoriamente meios como e-mail ou telefone para convocação dos selecionados.


Se eu for convocado e ficar na situação "Aguardando Vaga", como fico sabendo se consegui a vaga?

O candidato deve acompanhar as chamadas seguintes e em havendo desistência de algum candidato, sua situação passará para "Etapa-1 Concluída". Este acompanhamento deve ser feito no site /cursos/estudenautfpr/sisu.

Se NÃO fui selecionado na 1ª Chamada, ainda posso continuar concorrendo?

Sim. Para isso o candidato deve, dentro do prazo estabelecido, no site do SISU, mostrar o desejo de fazer parte da Lista de Espera.

Caso eu não tenha recebido o login e senha para fazer minha matrícula, como devo proceder?

Para isso o candidato deve primeiramente verificar a sua caixa de span do endereço de e-mail registrado na inscrição ao SISU, e caso não os encontre, deverá solicitar novo login e senha para o e-mail depps@utfpr.edu.br fornecendo seu nome completo, cpf e curso no qual se inscreveu, usando seu endereço de e-mail cadastrado na inscrição ao SISU.