Autoavaliação e Planejamento
Autoavaliação do PPGET
A política de autoavaliação do PPGET é realizada pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa (CAAP). A CAAP observa a política de autoavaliação da UTFPR, da área de Educação na CAPES e outras demandas emergentes para constituir a própria política de autoavaliação.
Sua política de autoavaliação é fundamentalmente estipulada com base nos eixos: formação, pesquisa, inovação, impacto e internacionalização, sempre visando a consolidação e a busca pela excelência do Programa. Em cada eixo são considerados os seguintes índices:
Formação: atuação dos docentes permanentes na formação; qualificação do corpo docente permanente; capacidade de atração e formação de mestres (local, regional, nacional e internacional); mobilidade acadêmica; pesquisadores e visitantes externos à instituição; capacidade de captação de bolsas; atração de discentes oriundos de outras instituições.
Pesquisa: determinação dos destaques de melhores produções do programa e do corpo docente permanente; articulação com a graduação; participação em redes de pesquisa e cooperação interinstitucional; participação de pós-doutorandos e pesquisadores seniores; e captação de recursos financeiros.
Inovação: inovações sociais e culturais; projetos, produtos, processos que contribuem para a integridade ambiental da comunidade (sustentabilidade, monitoramento, ações de sensibilização etc.); produtos de finalidade econômica (receita gerada pela efetiva transferência de conhecimento, serviços prestados, parcerias, patentes, registro de software, know-how, entre outros).
Impacto: análise do papel do egresso no âmbito local, regional, nacional e internacional, papel do egresso e das pesquisas no: (a) desenvolvimento nacional; (b) redução de assimetrias; (c) inserção social da pesquisa (qualidade de vida); (d) solução/alternativa para problemas sociais ou demanda da sociedade.
Internacionalização: projetos com financiamento internacional; artigos em coautoria com estrangeiros; colaboração com programas estrangeiros; mobilidade docente e discente; projetos de pesquisa conjuntos; dupla titulação; oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros; atração de discentes e pesquisadores estrangeiros.
Planejamento estratégico do PPGET
O planejamento estratégico do PPGET tem como iniciativas e metas:
I - Procedimentos transparentes de ingresso e práticas efetivas de permanência de discentes no PPGET;
II - Constância, abrangência e oferta democrática de componentes curriculares;
III - Vinculação próxima com a graduação e a comunidade externa;
IV - Participação ativa em espaços acadêmico-científicos em âmbitos locais, regionais e internacionais;
V - Qualificação, visibilidade e comunicação da produção científica dos membros do PPGET;
VI - Apontamentos de possíveis reformulações do PPGET;
VII - Constituição de acordos de cooperação e instituição de processos de internacionalização;
VIII - Aprofundamento da formação científica;
IX - Ações afirmativas para ingresso, permanência e acessibilidade.