Autoavaliação e Planejamento

Publicado 2/18/2025, 1:58:09 PM, última modificação 2/20/2025, 4:52:54 PM

Autoavaliação do PPGET

A política de autoavaliação do PPGET é realizada pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa (CAAP). A CAAP observa a política de autoavaliação da UTFPR, da área de Educação na CAPES e outras demandas emergentes para constituir a própria política de autoavaliação.

Sua política de autoavaliação é fundamentalmente estipulada com base nos eixos: formação, pesquisa, inovação, impacto e internacionalização, sempre visando a consolidação e a busca pela excelência do Programa. Em cada eixo são considerados os seguintes índices:

Formação: atuação dos docentes permanentes na formação; qualificação do corpo docente permanente; capacidade de atração e formação de mestres (local, regional, nacional e internacional); mobilidade acadêmica; pesquisadores e visitantes externos à instituição; capacidade de captação de bolsas; atração de discentes oriundos de outras instituições.

Pesquisa: determinação dos destaques de melhores produções do programa e do corpo docente permanente; articulação com a graduação; participação em redes de pesquisa e cooperação interinstitucional; participação de pós-doutorandos e pesquisadores seniores; e captação de recursos financeiros.

Inovação: inovações sociais e culturais; projetos, produtos, processos que contribuem para a integridade ambiental da comunidade (sustentabilidade, monitoramento, ações de sensibilização etc.); produtos de finalidade econômica (receita gerada pela efetiva transferência de conhecimento, serviços prestados, parcerias, patentes, registro de software, know-how, entre outros).

Impacto: análise do papel do egresso no âmbito local, regional, nacional e internacional, papel do egresso e das pesquisas no: (a) desenvolvimento nacional; (b) redução de assimetrias; (c) inserção social da pesquisa (qualidade de vida); (d) solução/alternativa para problemas sociais ou demanda da sociedade.

Internacionalização: projetos com financiamento internacional; artigos em coautoria com estrangeiros; colaboração com programas estrangeiros; mobilidade docente e discente; projetos de pesquisa conjuntos; dupla titulação; oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros; atração de discentes e pesquisadores estrangeiros.

Planejamento estratégico do PPGET

O planejamento estratégico do PPGET tem como iniciativas e metas:

I - Procedimentos transparentes de ingresso e práticas efetivas de permanência de discentes no PPGET;

II - Constância, abrangência e oferta democrática de componentes curriculares;

III - Vinculação próxima com a graduação e a comunidade externa;

IV - Participação ativa em espaços acadêmico-científicos em âmbitos locais, regionais e internacionais;

V - Qualificação, visibilidade e comunicação da produção científica dos membros do PPGET;

VI - Apontamentos de possíveis reformulações do PPGET;

VII - Constituição de acordos de cooperação e instituição de processos de internacionalização;

VIII - Aprofundamento da formação científica;

IX - Ações afirmativas para ingresso, permanência e acessibilidade.

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