Disciplinas
Créditos
O aluno deverá completar 24 (vinte e quatro) créditos no curso, assim distribuídos:
i. 6 (seis) nas disciplinas obrigatórias;
ii. 6 (seis) em disciplinas optativas de natureza pedagógica (bloco A);
iii. 3 (três) em disciplinas optativas de conteúdo específico (bloco B);
iv. 3 (três) em disciplinas optativas de algum dos blocos.
v. 3 (três) relativos às atividades complementares;
vi. 3 (três) em Estágio Supervisionado.
Quadro de disciplinas
Cada disciplina equivale a 3 créditos (45 horas). Para consultar as ementas e as referências das disciplinas, clique aqui.
Disciplinas obrigatórias – Mestrado | Oferta (semestre) |
Metodologia de Pesquisa em Ensino de Matemática | 1 |
Seminários de Pesquisa – Mestrado | 2 |
Grupo A (natureza pedagógica) |
---|
PPGMAT11: Análise da produção escrita em Matemática |
PPGMAT12: Avaliação da aprendizagem e ensino de Matemática |
PPGMAT13: Cognição, metacognição e formação de conceitos |
PPGMAT14: História da Matemática no ensino de Matemática |
PPGMAT16: Modelagem Matemática na perspectiva do ensino |
PPGMAT17: Representações semióticas no ensino de Matemática |
PPGMAT18: Saberes docentes e formação profissional |
PPGMAT19: Teorias da aprendizagem |
PPGMAT20: Conhecimento matemático do professor |
PPGMAT21:Resolução de Problemas no ensino de Matemática |
PPGMAT22: Affectivity and Mathematics Teaching and Learning |
PPGMAT23: Educação do Campo |
PPGMAT24: Etnomatemática |
PPGMAT25: História da Educação Matemática |
PPGMAT32: Elaboração e análise de tarefas de aprendizagem matemática |
PPGMAT34: Introdução à Didática da Matemática |
PPGMAT35: Recursos Digitais e Objetos de Aprendizagem para o ensino e a aprendizagem de Matemática |
PPGMAT36: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional |
PPGMAT37: Mapa Conceitual como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática |
PPGMAT38: Neuropsicologia e Aprendizagem de Matemática |
PPGMAT51: Abordagens dos conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
PPGMAT60: Atividades de Investigação na Educação Matemática |
Grupo B (conteúdo específico) |
---|
PPGMAT33: Estatística aplicada à pesquisa Científica e Educacional |
PPGMAT53: Ensino de Cálculo Diferencial e Integral |
PPGMAT55: Ensino de geometria e medidas |
PPGMAT56: Ensino de números e álgebra |
PPGMAT57: Ensino de variação de grandezas |
PPGMAT58: Tópicos de Matemática Aplicada para o Ensino |
PPGMAT59: Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
PPGMAT61: Implementação e Análise de Produtos Educacionais |
Atividades complementares
São consideradas atividades complementares:
i. a participação em eventos correlatos à área do programa, com apresentação de trabalho, sendo que cada participação corresponde a 1 crédito;
ii. a submissão de artigo científico em periódico correlato à área do programa, sendo que cada submissão corresponde a 1 crédito.
iii. a participação em reuniões de grupo de pesquisa coordenado por docentes do programa, com no mínimo 15 horas de participação, correspondendo a no máximo 1 crédito.
Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado é um período de aplicação e/ou elaboração do produto educacional e corresponderá a 3 (três) créditos. Deverá ser realizado no ensino Fundamental, Médio ou Superior, conforme escolha do estudante, em comum acordo com o orientador. Caso o aluno seja professor em alguma instituição, poderá aplicar seu estágio em sua prática profissional. Não estando no exercício do magistério, o aluno deverá procurar uma instituição de ensino em que possa realizá-lo.