Divulgação dos(as) aprovados(as) em abril/2025

Publicado 4/29/2025, 3:13:19 PM, última modificação 4/30/2025, 4:35:39 PM
Divulgação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) em abril/2025 no Processo de Seleção para ingresso no PPGSE

INSTRUÇÕES IMPORTANTES:

  • Diploma (anverso e verso), declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante da Instituição de Ensino Superior (IES) de Graduação [1], ou Declaração de Possível Formando da Graduação [2]. Para candidatos(as) estrangeiros(as), serão aceitos: Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;
  • Documento de identidade oficial válido, com foto e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso o documento não possua o número do CPF, deve-se adicionar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF emitido pelo site da Receita Federal. Para candidatos(as) estrangeiros(as), serão aceitos: Documento de identificação estrangeiro, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), contendo o número do Registro Nacional Migratório (RNM), ou da antiga Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), contendo o número do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), ou passaporte com visto atualizado, para turmas realizadas no Brasil;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio Averbado.
  • Uma (1) cópia do Histórico Escolar da graduação com o coeficiente de rendimento normalizado ou equivalente (Não serão aceitos históricos escolares sem esta informação);
  • O(A) candidato(a) que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros(as) (pretos(as) ou pardos(as)) deverá entregar autodeclaração ASSINADA de que se enquadra nesta categoria;
  • O(A) candidato(a) que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa(s) com deficiência deve entregar os seguintes documentos:
  1. Atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo(a) candidato(a), contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;
  2. exame de audiometria para candidatos(as) com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;
  3. exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos(as) com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

    Obs.: Atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM. Ao(À) candidato(a) pode ser solicitado comparecer ante uma Junta Médica Oficial da UTFPR
  • O(A) candidato(a) que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:
  1. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou
  2. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

Obs.: A documentação de candidatos(as) estrangeiros(as) pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

  • A matrícula nas disciplinas deve ser realizada nas duas primeiras semanas de agosto de 2025 (a lista de disciplinas poderá ser consultada em: http://ppgse.ct.utfpr.edu.br/);
  • As aulas iniciarão no dia 12 de agosto de 2025.

[1] A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O(A) discente será desligado(a) do curso se não apresentar a documentação obrigatória.
[2] Alunos(as) em último período da graduação podem se inscrever utilizando declaração de possível formatura, desde que conste no documento que o(a) candidato(a) está cursando o último período, com previsão de término em data anterior à primeira matrícula no Programa de Mestrado, inclusive para os(as) candidatos(as) estrangeiros(as).

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