PPGSIS-DV

Internacionalização

Publicado 4/14/2025, 2:48:06 PM, última modificação 4/14/2025, 2:50:11 PM

As ações de internacionalização do PPGSIS estão alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UTFPR, que prevê “Fomentar a expansão, consolidação e internacionalização dos cursos de graduação e dos programas de Pós-Graduação”. Neste sentido, o PPGSIS encampou diversos esforços de internacionalização do programa nos últimos anos, dos quais podemos listar:

1. Ingresso de alunos estrangeiros via Edital GCUB-Mob

Três alunos estrangeiros já se titularam “Mestres em Ciências Agrárias” pelo PPGSIS e um está com o mestrado em andamento.

2. Acolhimento de alunos brasileiros com mestrado em Portugal para a aceleração da titulação de Mestre no Brasil (Edital de Acolhimento PROPPG):

Quatro alunos foram acolhidos pelo PPGSIS.

3. Intercâmbio de professores do programa em Universidades de Portugal, Itália, Estados Unidos, Argentina e Canadá:

Sete docentes do programa estiveram envolvidos nestas iniciativas.

4. Estudo e operacionalização de Acordos de Dupla Diplomação (DD) do Mestrado:

a) o PPGSIS recentemente firmou um Acordo de DD com dois programas de pós-graduação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, sendo eles o PPG de Agroecologia e o PPG de Gestão de Recursos Florestais (D.O.U. Seção 3, ISSN 1677-7069, n. 50, 14 de março de 2025). O referido acordo de DD está válido para o recebimento e envio de estudantes e docentes, bem como para a articulação de projetos conjuntos, em parceria;

b) O PPGSIS está em contato com o PPG em Agroecologia da Universidade de La Frontera (UFRO), situada na cidade de Temuco, Chile. No final de 2024, uma comitiva da UFRO esteve em Dois Vizinhos para prospectar parcerias internacionais e uma intenção bilateral de firmar acordos de pesquisa e, num futuro breve, de dupla diplomação ficou pré-definida e será desenvolvida nos próximos anos.

5. Publicações com colaboradores internacionais:

Na última quadrienal (2021 a 2024), o PPGSIS apresentou 21,5% de suas publicações com participação de colaboradores estrangeiros, o que representou um acréscimo de 120% em relação a quadrienal anterior (2017 a 2020). Os artigos derivados destes esforços apresentaram uma média de citação (impacto) maior do que a média mundial para a área de Ciências Agrárias, demonstrando a qualidade das pesquisas e produções bibliográficas desenvolvidas no programa.

Assim, o conjunto das ações de internacionalização se tornou uma política de nosso Programa de Pós-Graduação ao longo dos anos, que tem avançado a passos largos rumo a consolidação e na qualificação de estudantes e docentes, tornando-os alinhados às tendências globais da ciência.

Reportar erro