Infraestrutura
Infraestrutura do PPGTCA
A infraestrutura utilizada pelo PPGTCA é composta pelos recursos disponíveis nos campi da UTFPR de Medianeira , Dois Vizinhos e Santa Helena , onde estão alocados os docentes permanentes do programa, o que propicia a utilização integral e flexível dos recursos disponíveis nestes Campi, favorecendo inclusive a integração entre a graduação e as atividades da pós-graduação.
Além da infraestrutura laboratorial, os campi do PPGTA, onde as atividades são desenvolvidas, são equipados com uma estrutura administrativa de apoio, essencial para o bom andamento das atividades acadêmicas e de pesquisa. Cada docente do programa possui uma sala individual ou dividida com outro docente, garantindo um espaço adequado para o planejamento das suas atividades de ensino e pesquisa. No Campi de Medianeira , o coordenador e, vice coordenador do programa conta com uma sala específica para atividades administrativas e, atendimento aos mestrandos. Há também uma secretaria do curso de pós-graduação, proporcionando um suporte eficiente aos mestrandos e professores. Para as atividades acadêmicas, A seguir, serão detalhados os principais laboratórios que atendem ao PPGTCA nos campi.
Alocados no Campus Medianeira :
Laboratório de Computação:
Neste laboratório o PPGTCA tem a disposição uma infraestrutura excelente de computadores, softwares e ambientes próprios para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, estando disponíveis atualmente, 2 laboratórios (Laboratórios de pesquisas aplicadas I e II) com infraestrutura adequada, destinados a pesquisas aplicadas. Estes ambientes foram estruturados com o objetivo de desenvolver pesquisas para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias computacionais nas áreas agrícola e agroindustrial, que são os segmentos mais influentes economicamente na região e que são foco do PPGTCA conforme suas linhas de pesquisa. Além dos laboratórios de pesquisa, são apresentados 7 laboratórios específicos (Redes I e II, Banco de Dados, Desenvolvimento I, II e III e Computação Gráfica) de uso compartilhado com o curso de Bacharelado em Ciência da Computação.
Laboratórios de pesquisas aplicadas I e II (ambos com 54m²):
O primeiro está equipado com três microcomputadores (Modelo i3), projetor multimídia, tela de projeção elétrica, ar-condicionado e um servidor de alto desempenho Dell Power Edge R710, sendo essencial para a realização de pesquisas aplicadas no programa. Já o segundo dispõe de cinco microcomputadores, ar-condicionado, seis kits Lego Mindstorm NXT 2.0, plataformas de prototipagem eletrônica Arduino/Raspberry, componentes eletrônicos, fresadora CNC, duas impressoras 3D, fresadora de circuito impresso, câmeras de captura padrão Web, estruturas de robôs e uma câmera digital. Além disso, possui um servidor Dell Power Edge R710 e dois servidores para processamento paralelo com tecnologia CUDA, um com NVIDIA TITAN V e outro com duas placas NVIDIA RTX-2080Ti (11 GB de memória RAM cada). No Laboratório L14B, são desenvolvidos projetos em processamento digital de imagens, reconhecimento de padrões, aprendizagem de máquina e análise espacial de dados agrícolas, consolidando a infraestrutura computacional do programa.
Laboratórios de Desenvolvimento I, II e III (com 74 m2 cada, totalizando 222m2):
Cada um com 20 Microcomputadores, desktop com processador i5 8a. Geração; Projetor Multimídia; Tela de projeção elétrica e Ar condicionado. Estes laboratórios são utilizados por alunos e professores do curso de Ciência da Computação e do PPGTCA para o desenvolvimento de aulas práticas e desenvolvimento de pesquisas aplicadas, quando há necessidade.
Laboratórios de Redes I e II (um com 74 e outro com 30 m2, totalizando 104 m2):
Uma sala contém 20 computadores da marca Dell (Modelo i3); Projetor Multimídia; Tela de projeção elétrica; e Ar condicionado e outra sala anexa onde se encontram os equipamentos específicos de redes, correspondendo a 24 Switches 24 portas, marca Cisco, gerenciável, camada 3, 24 Roteadores marca Cisco; 6 telefones IP e 6 roteadores Wireless. Tem-se ainda um Servidor de alto desempenho, marca Dell (Power Edge R710).
Laboratório de Banco de dados (com 74 m2):
O laboratório é estruturado com 25 microcomputadores, desktop com processador i5 8a. Geração; Projetor Multimídia; Tela de projeção elétrica; e Ar condicionado; um Servidor de alto desempenho, marca Dell (Power Edge R710); 1 Unidade de Backup marca Dell e um Storage marca EMC, (modelo EMC2); com 13 discos rígidos com capacidade de 250GB cada.
Além destes laboratórios mais dedicados a área da computação, no Campus Medianeira , o PPGTCA também utiliza outros laboratórios, em comum uso com a graduação, em especial para atender as pesquisas relacionadas a produção agroindustrial e a área agricola, assim temos:
Laboratórios de Microbiologia (com 74 m2):
Utilizado para desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao controle de qualidade de produtos, e otimização de processos de análise por meio da computação aplicada. Nele são realizadas análises microbiológicas para atestar a inocuidade e qualidade de produtos, para investigar a presença de micro-organismos.
Laboratórios de Industrialização de Carnes, Vegetais e Laticínios
Com 320 m² e são voltados para pesquisas aplicadas à agroindústria, promovendo a simulação de processos produtivos, controle de qualidade, automação e desenvolvimento de produtos. O laboratório de vegetais possibilita o processamento de alimentos de origem vegetal, extração de sucos e polpas, desenvolvimento de novos produtos e estudo da vida de prateleira conforme a legislação vigente. O laboratório de carnes permite a produção e inovação em produtos cárneos, incorporando coadjuvantes funcionais, grãos e fibras dietéticas, em escala piloto e dentro dos padrões regulatórios. Já o laboratório de laticínios viabiliza a pasteurização do leite e a fabricação de manteiga, doces, queijos, sorvetes e lácteos fermentados, além do estudo da estabilidade e conservação dos produtos, garantindo identidade e qualidade conforme as normas brasileiras.
Laboratórios de Análise Sensorial (com 73 m2):
Viabiliza testes discriminativos, descritivos e afetivos para avaliar diferenças entre amostras, caracterizar produtos sensorialmente e analisar sua aceitação pelo consumidor, auxiliando no desenvolvimento e posicionamento de novos alimentos no mercado.
Laboratórios de Análise de Alimentos (com 74 m2):
Dá suporte para desenvolvimento de pesquisas relacionadas a sistemas computadorizados voltados ao desenvolvimento de produtos industrializados, compreendendo sistemas de controle de qualidade, automatização de sistemas de estocagem e conservação de produtos industrializados.
Laboratório de Solos e Ambiental (com 74 m2):
Este laboratório permite a realização de análise de solos, que consiste no preparo inicial das amostras, extração e digestão de plantas ou resíduos. Os equipamentos necessários para a realização das determinações químicas de solos e plantas encontram-se disponíveis, tais como fotômetro de chama, espectrofotômetro UV-Vis e espectrofotômetro de absorção atômica, estando todos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa conforme necessidade. Assim é plenamente possível a realização de análises de solo de rotina, assim como de macro e micronutrientes em tecido vegetal. Algumas determinações físicas de solo como resistência à penetração, densidade, textura e porosidade total também são possíveis de serem realizadas com a estrutura existente no laboratório.
Casas de vegetação/estufas(3):
A primeira, com 8m², é utilizada exclusivamente pelo programa para experimentos que demandam um controle ambiental mais refinado. Em 2019, com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (MAPA), foi construída uma casa de vegetação de 120m², ampliando a capacidade de experimentação em diferentes condições. No final de 2020, uma segunda estufa de 120m² foi instalada, destinada a novos experimentos com hidroponia, fortalecendo as pesquisas do programa na área.
Alocados no Campus Santa Helena :
Laboratório Agroindoor
Está instalado em um contêiner termicamente isolado de 12 m x 2,39 m x 2,90 m, garantindo controle ambiental rigoroso, sem luz natural, climatização por ar-condicionado de 30.000 BTU e umidade regulada por exaustores. Os experimentos são realizados em uma bancada hidropônica de 6 m x 0,8 m, com seis perfis hidropônicos e alimentação independente de solução nutritiva com variações de condutividade elétrica (EC) e pH. O ambiente conta com iluminação de luzes vermelhas e azuis na proporção 3:1, mantendo um PPFD de 200 µmol m⁻² s⁻¹. A temperatura varia entre 25 °C sob iluminação artificial e 19 °C sem iluminação, sendo monitorada pelo sensor AM2302 DHT22, integrado ao Arduino. A fotoperiodicidade (16:8 h de luz artificial) é ajustada por timer analógico, enquanto a solução nutritiva é mantida a 20 °C com 80% de saturação de oxigênio e monitoramento diário de temperatura, EC, pH e oxigênio dissolvido pelo sensor multiparamétrico Akso AK 88, permitindo ajustes conforme os tratamentos aplicados.
Laboratório de Hidráulica e Hidrologia
Conta com computadores modernos equipados com softwares especializados para análises geoespaciais e meteorológicas, proporcionando suporte avançado para pesquisas e estudos na área.
Laboratórios de Eletrônica – LabSis (com 25 m2):
O LabSis permite desenvolver e implementar sistemas que utilizam eletrônica aplicada em circuitos eletrônicos e digitais, com foco na automatização e controle de máquinas, equipamentos e processos utilizados no setor agrícola e agroindustrial, objetivando promover uma melhora significativa dos processos produtivos envolvidos no setor agroindustrial.
Laboratório de Ciência dos Materiais (com 72 m2):
Este laboratório é utilizado para realização de ensaios onde há necessidade de verificação dos materiais a serem utilizados para construção de protótipos mecânicos controlados por circuitos digitais, aplicados à solução de problemas relacionados à produção agrícola e agroindústria.
Laboratório de Processos de Fabricação (com 140 m2):
Laboratório utilizado para construção de protótipos, tanto na área agrícola como agroindustrial, visando a otimização de processos produtivos, controle automatizado de máquinas e equipamentos, mecanismos de segurança controláveis e programáveis, entre outros. O laboratório permite que sejam usinadas peças a nível profissional, sendo capaz de fornecer apoio à construção dos protótipos relacionados aos projetos de pesquisa do PPGTCA.
Laboratório de Sistemas Térmicos (com 90 m2):
Utilizado como suporte para pesquisas aplicadas tanto na área agrícola como agroindustrial, relacionadas a construção de sistemas em que os parâmetros como temperatura e umidade precisam ser controlados, como por exemplo, ambientes adequados para estocagem de produtos in natura ou industrializados.
Laboratórios Multiusuários:
Os laboratórios multiusuários (LabMult) da UTFPR distribuídos em 13 campi e permitem a interlocução entre as diversas regiões do Paraná Multiusuários da UTFPR (https://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios).
Laboratório multiusuário “AgriLab” (com 32 m2) Campus Medianeira
Esse laboratório contem 5 Microcomputadores; Ar condicionado; Plataformas de prototipagem eletrônica Arduino / Raspberry; receptores GPS Trimble com precisão de até 3 m; Um MacBook; 2, Dispositivos móveis, tipo tablet; Uma estação meteorológica profissional; um Drone Phantom 3. Softwares Statistica 11.0 para análises estatísticas e ArcView 10.0 com extensão para trabalhos com dados espaciais, quadriciclo 4x4 com potência de 420cc, para perfuração de solo de até 60cm de profundidade. Sistema hidráulico de perfuração; um multirotor profissional, da marca NuvemUAV, modelo Spectral, com autonomia de voo de 60 minutos e distância de 6 km, composto por uma câmera RGB 24.3mp e integração com PPK.; uma câmera multispectral Micasense Altum, que possui sensor termal e multiespectral, bandas do Infravermelho e Rededge. Módulo para integração direta em multirotor; Espectrômetro Raman. Sistema composto por um laser com emissão em 785nm com potência ajustável de 0-499mW, espectrômetro Raman-HR-TEC-785 refrigerado eletricamente (-15°C), com resolução de 4cm-1 na faixa espectral 200-2750cm-1 e grade de difração de 1200 linhas/mm com superfície de ouro, detector SONY ILX CCD de 2048 pixels.
Central Analítica Multiusuário de Medianeira (CeanMed) (com 65,0 m2) campus Medianeira
Possui cromatógrafos a gás (GC/TCD, GC/FID e GC/MS), cromatógrafo líquido de ultra eficiência (UHPLC), cromatógrafo de íons, analisador termogravimétrico (TGA/DSC), espectrômetros (AAS, FTIR e UV- VIS - feixe simples e duplo), espectrofotômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES), bomba calorimétrica, microscópio (campo claro e escuro e contraste de fase trinocular), estereomicroscópio trinocular com câmera digital, digestor por micro-ondas, reômetro rotativo digital, extrusora de bancada, fermentador de bancada, Spray Dryer, banhos ultrassônicos, texturômetro, viscosímetro, liofilizador com ampolas e bandejas, analisador de Aw, colorímetro, ultrapurificador de água, crioscópio e processador ultrassônico.
Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol) - campus Dois Vizinhos :
Possui infraestrutura avançada para pesquisas em biologia molecular, incluindo análises genômicas e microbiológicas aplicadas ao agronegócio. Sua estrutura permite investigações sobre microrganismos de interesse agrícola, como a identificação de genes associados à resistência a doenças e à adaptação a diferentes ambientes. O lab. BioMol está disponível para o PPPGTCA, uma vez que um dos docentes do programa integra o comitê gestor do laboratório, facilitando a utilização de seus recursos para pesquisas interdisciplinares envolvendo a convergência entre biotecnologia, bioinformática e inteligência computacional, permitindo a geração e o processamento de grandes volumes de dados genômicos. Essa sinergia possibilita o desenvolvimento de modelos computacionais preditivos, análise da variabilidade genética de microrganismos agrícolas e criação de algoritmos para o monitoramento de patógenos e microbiomas do solo.
Biblioteca
A UTFPR dispõe de 14 bibliotecas distribuídas em seus 13 campi, tendo como gestão do acervo o sistema Pergamum, possibilitando o acesso a qualquer material existente na rede de bibliotecas da UTFPR. Os principais serviços oferecidos são: consulta local ou via internet do acervo, empréstimos de materiais, empréstimo entre bibliotecas, catalogação na fonte, levantamento bibliográfico, normalização bibliográfica, entre outros. Em 2019, o sistema de bibliotecas disponibilizou o BiblioTec, ferramenta de busca integrada que permite acesso às diversas fontes de informação disponíveis nas Bibliotecas da UTFPR, sejam elas físicas ou digitais, a citar e-books, periódicos, livros digitais e normas técnicas. Os serviços disponibilizados pela Biblioteca são os seguintes:
- Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA): tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização produzidos por alunos de todos os campi da UTFPR. Além disso, atua no armazenamento e disseminação da produção audiovisual e registros iconográficos resultado de trabalhos internos ou externos à Instituição, mediante análise do Comitê Gestor.
- Minha Biblioteca: plataforma que disponibiliza acesso à vários títulos acadêmicos de diversas áreas de especialização, formada pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.
- Normas Técnicas - GedWeb: assinatura de pacote de normas técnicas nacionais e Mercosul da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com texto na íntegra.
- Ebsco e-books: base de dados multidisciplinar, que contém mais de 130.000 e-books com texto completo.
- IEEE Xplore: base de dados para pesquisa de artigos, procedimentos, técnicas, etc. relacionados às áreas de ciência da computação, engenharia elétrica e eletrônica.
- Periódicos Capes: oferece acesso a textos completos de vários artigos de revistas nacionais, internacionais e estrangeiras, envolvendo todas as áreas de conhecimento.
- Scielo Livros: contém publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas.
- Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT) tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso à produção científica da UTFPR atuando como um importante mecanismo de gestão da informação institucional junto aos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); EVIN - Eventos Institucionais da UTFPR; PERI - Periódicos Científicos da UTFPR.
Parque Cientifico e Tecnológico
A UTFPR Campus Medianeira possui o Cientech – Parque científico e Tecnológico, um ambiente voltado ao desenvolvimento, à criação, à disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras para o mercado. Seu planejamento busca favorecer a integração, a troca de ideias e a cooperação inovadora por meio de redes. O principal objetivo do Cientech é de promover o desenvolvimento regional e local, por meio da geração de riquezas para a comunidade. Neste contexto, o Cientech é um agente promotor de:
- Cultura da Inovação
- Competitividade Industrial
- Capacitação Empresarial
- Transferência de Conhecimento e Tecnologia
Principais áreas de atuação
As principais áreas de atuação do Cientech estão ligadas, principalmente, aos cursos de graduação e pós-graduação ofertados na UTFPR Campus Medianeira .
- Tecnologias de Informação e Comunicação: a computação atuando tanto de forma transversal nos projetos tecnológicos, quanto como o resultado de um projeto por meio de produtos inovadores (aplicações e processos).
- Engenharias: por meio de cursos de graduação na área de Engenharia de Alimentos, Ambiental, Elétrica e de Produção, os projetos hospedados tem à disposição alunos e professores com know-how para aplicação de processos inovadores.
- Energia e Meio Ambiente: atuação da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais.
- Tecnologias para o Agronegócio: pesquisa e desenvolvimento aplicado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio.
- Química: formação de profissionais gabaritados a atuar no mercado de inovação por meio do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
O Cientech está em franca expansão e possui parcerias com a Itaipu Binacional e grandes empresas e cooperativas da região Oeste do Paraná, vários investimentos estão previstos para ampliação e modernização do parque. Neste cenário o PPGTCA poderá atuar em diversas pesquisas relacionadas as áreas do programa, envolvendo pesquisas avançadas e soluções tecnológicas que poderão ser aplicadas no agronegócio.