Ações para manter e aprimorar pontos fortes
Docentes do programa têm se consolidado como pesquisadores de destaque em suas áreas e conseguido captar recursos para aprimorar suas infraestruturas. As fundações universitárias têm adotado políticas para facilitar a realização de convênios. A Unioeste e a UTFPR têm melhorado as estruturas dos laboratórios e Estações Experimentais. As melhorias nas condições de pesquisa têm auxiliado a realização de parcerias com instituições públicas e privadas, principalmente com a prestação de serviço na modalidade pesquisa.
As instituições têm realizado eventos para incentivar maior envolvimento em movimentos de inovação tecnológica. Tem aumentado o número de docentes participam dos encontros regionais de inovação promovido por entidades independentes. Em reuniões do PPZ tem sido apresentado resultados de ações de inovação e incentivo para envolvimento de mais docentes.
Políticas institucionais da Unioeste e UTFPR preveem que todos os docentes devem atuar em atividades de ensino na graduação. Isso tem permitido a participação de grande número de graduandos em atividades de pesquisa desde os primeiros anos da vida acadêmica.
Monitoramento da produção científica dos docentes permite a identificação precoce de docentes que necessitam melhorar a produção. Valorização dos docentes e políticas bem definidas para credenciamento e descredenciamento permitem o corpo docente com número adequado de acordo com diretrizes da Capes. Adicionalmente, contatos regulares são mantidos com outros pesquisadores para prospecção de novos docentes permanentes e jovens docentes com produção científica de qualidade.
A ampliação da captação de recursos, internacionalização e parcerias entre pesquisadores têm ajudado a aumentar as produções de impacto e consequentemente o número de pesquisadores bolsa produtividade pelo CNPq. Trabalhos têm sido realizados para ampliar parcerias e otimizar uso de laboratórios com objetivo de ampliar o número de docentes com bolsa de produtividade.
O cuidado para manter todos os docentes com atuação na área da Zootecnia tem permitido o PPZ vincular 100% das dissertações à Área de Concentração, Linhas e Projetos de Pesquisa do programa.
Os docentes do PPZ desenvolvem diversas ações de extensão, divulgando seus resultados de pesquisa em diversos eventos, Dias de Campo e em cursos de treinamentos de profissionais. Estudantes e produtores rurais participam de eventos realizados pela própria Unioeste ou com parceiros de outras regiões do Paraná ou de outros Estados. O envolvimento dos docentes em atividades da graduação e a obrigatoriedade dos cursos de graduação manter carga horária mínima em atividades de extensão tem ampliado o envolvimento dos docentes em ações de extensão permitindo a divulgação de informações de pesquisa e do próprio programa para a sociedade.
Esforços estão sendo realizados para ampliação da cooperação com instituições de mais países além do eixo Estados Unidos e Europa. Nos últimos anos que englobam o último quadriênio foram realizados vários contatos e reuniões com institutos e universidades de países da América do Sul para firmar convênios para ampliar parcerias internacionais. Um programa estadual que prevê convênios de universidades estaduais com instituições do Japão está em andamento desde 2023 e foram realizadas visitas de representantes brasileiros ao Japão, várias reuniões online e está previsto o recebimento de delegação japonesa em março de 2025. Avanços foram realizados e a expectativa é que a oficialização de alguns convênios ocorra nos próximos anos.