Home
/
Cursos
/
Programas de Pós-Graduação
/
Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
/
Autoavaliação e Planejamento Estratégico
/
Articulação do planejamento estratégico do programa com o Plano de Desenvolvimento Institucional

Articulação do planejamento estratégico do programa com o Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicado 4/1/2025, 3:41:48 PM, última modificação 4/1/2025, 3:41:53 PM

Após a identificação dos pontos fortes e fracos do curso, através da análise das ferramentas de avaliação, houve o planejamento para a próxima quadrienal, articulando com o planejamento estratégico das instituições. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UTFPR. estabelece como objetivos estratégicos para a pós-graduação:

●    Consolidar o reconhecimento da excelência dos programas;

●    Ampliar a captação de recursos via projetos e parcerias;

●    Aumentar a produção científica qualificada e o impacto da pesquisa;

●    Fortalecer a internacionalização e a cooperação interinstitucional;

●    Expandir a oferta de programas em áreas estratégicas;

●    Intensificar a integração com o setor produtivo e a sociedade.

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) reforça o compromisso da UTFPR com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, destacando o papel da pós-graduação na geração e transferência de conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa desenvolvida nos programas prioriza a busca por soluções inovadoras para desafios reais da sociedade, mantendo elevado padrão de qualidade acadêmica e relevância social. Este direcionamento institucional orienta as ações e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação, que devem buscar excelência acadêmica e, simultaneamente, manter forte vinculação com as demandas sociais e tecnológicas de suas regiões de influência.

Já a Unioeste, através de seu PDI, aponta que frente à política nacional de qualificação institucional, baseada em um diagnóstico de sua realidade, busca qualificar permanentemente seus recursos humanos dedicados à pesquisa e à pós-graduação, a fim de tornar a instituição competitiva junto aos órgãos de fomento. A política de expansão vertical da pesquisa institucional com qualidade e credibilidade é fortalecida pelo aumento da qualificação dos pesquisadores atuantes nos grupos de pesquisa, tornando-a sólida, mas flexível a ponto de permitir a discussão em torno da condução de suas metas, de forma coerente com as exigências do MEC e das agências financiadoras de projetos e pesquisas, como também da transversalização com a política de ensino e extensão.

A política de qualificação institucional visa:

- orientar para a decisão não individual no processo de qualificação;
- priorizar áreas e grupos de pesquisa;
- definir os objetivos da Unioeste em relação à região na qual está inserida;
- estabelecer relação entre as áreas e grupos de pesquisa da Unioeste e a realidade local, regional, nacional e internacional;
- definir procedimentos para acompanhamento do processo de qualificação institucional;
- estudar a criação de condições para a continuidade do trabalho, após a conclusão da qualificação.

A política de qualificação institucional da Unioeste deve contemplar as expectativas e necessidades da comunidade regional, dos grupos de pesquisa da instituição e, ainda, favorecer a aprovação dos projetos a serem financiados por órgãos de fomento externos à instituição, além da qualificação do corpo técnico-administrativo.

Reportar erro