Intercâmbios
Os membros do PPZ vêm se reunindo frequentemente para traçar as diretrizes a serem seguidas para que o Programa possa crescer e evoluir e, acima de tudo, formar recursos humanos qualificados. Os docentes do Programa estão firmando parcerias e formalizando convênios com outras IES, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. Atualmente a Unioeste conta com uma Assessoria de Convênios Internacionais onde já foram realizadas diversas parcerias com Universidades da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Os intercâmbios internacionais dos docentes do PPZ com instituições de ensino e de pesquisa internacionais têm evoluído. Sabemos da vital importância dos intercâmbios internacionais e por isso estamos trabalhando da melhor maneira possível para que esta se transforme em realidade no curto prazo, seja na realização de estágios de pós-doutoramento no exterior ou por meio da publicação de artigos científicos em periódicos internacionais de alto impacto científico. Os docentes do PPZ iniciaram suas ações de contato com docentes de Universidades estrangeiras para estabelecer parcerias, visando a participação de discentes do Doutorado em intercâmbios no exterior, o que vem ocorrendo desde o início do quadriênio. O PPZ considera a interação tanto de docentes como de discentes com Instituições internacionais de extrema importância para o crescimento do curso e que o estabelecimento de parcerias entre estas Instituições possam gerar expansão do conhecimento científico, treinamento em equipamentos e análises de outras Instituições, receber docentes, pesquisadores e discentes de outros países.
Iniciativas da UTFPR
Nos últimos anos a UTFPR tem avançado na consolidação da mobilidade acadêmica, da dupla diplomação e da internacionalização na pesquisa e pós-graduação por meio de diversas iniciativas.
A UTFPR fortaleceu sua presença internacional com programas como UTFPR-Recebe ao viabilizar a recepção de comitivas de universidades estrangeiras, fortalecendo relações acadêmicas na graduação e pós-graduação, com acordos firmados com várias instituições, como Portugal, França, Alemanha e Japão. Além disso, a universidade fortaleceu parcerias internacionais na América do Sul, promovendo reuniões estratégicas, como a realizada com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN) da Colômbia, e a missão institucional à Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina, com a participação de oito DIRPPG’s e representantes da PROPPG. Também foi intermediada, junto à DIRINTER, a assinatura de um protocolo de intenções com a Universidade de La Frontera (UFRO) do Chile, ampliando a cooperação acadêmica e científica.
No final de 2023, foi lançado o Edital PROPPG/PROGRAD 05/2023, que teve por objetivo selecionar candidaturas para o ingresso nos cursos de Mestrado, dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, para egressos dos programas de dupla diplomação da UTFPR, de forma a complementar o processo seletivo interno dos programas e ocupar as vagas ociosas. O edital possibilitou a matrícula de 36 egressos de dupla diplomação em programas de pós-graduação da UTFPR. A PROPPG também fomentou a participação dos programas de pós-graduação com a oferta de bolsas para candidatos aos mestrados e doutorados nos editais do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), com destaque para GCUB-Mob (Mobilidade Internacional).
Para fomentar a internacionalização da pós-graduação, a UTFPR lançou editais estratégicos, como os editais PDSE/CAPES, que concede bolsas de Doutorado Sanduíche para estágios no exterior, editais de mestrado e doutorado internacional com financiamento do CNPq para a seleção de bolsistas de mestrado e doutorado para a realização de atividades em colaboração com instituições estrangeiras.
A UTFPR também manteve suas filiações a importantes associações internacionais, como a AUIP, AULP, FAUBAI e GCUB, reforçando sua presença na cooperação acadêmica global.
