Disciplinas
Fundamentos da Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos), obrigatória para as duas Linhas de Pesquisa.
Ementa: Ciências da educação e o entendimento do fenômeno educativo tecnológico. Educação e constituição da Sociedade Contemporânea. Tendências pedagógicas em Educação Tecnológica. Paradigmas de Educação Tecnológica. Educação, transformação e desenvolvimento científico-tecnológico. Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Metodologia de Pesquisa em Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos), obrigatória para as duas Linhas de Pesquisa.
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento. Métodos científicos e classificações da pesquisa. A pesquisa em Educação Tecnológica: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Instrumentos de coleta e análise de dados. Ética em pesquisa com seres humanos. Etapas da elaboração de um projeto de pesquisa. Análise de dissertações e teses na perspectiva da Educação Tecnológica. Revisão de literatura na construção de objeto de pesquisa. Novas realidades tecnológicas e a pesquisa em educação.
Estudos avançados em Processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos), obrigatória para a Linha de pesquisa: Processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica.
Ementa: A disciplina consolida-se no modelo de estudos avançados do referencial teórico-metodológico de Educação Tecnológica das pesquisas em andamento, sendo os mesmos mediados, analisados e avaliados por docentes do PPGET. Além das bases teórico-metodológicas desenvolvidas, os mestrandos terão a oportunidade de aprofundamento do seu tema a partir da análise da constituição da pesquisa e seu pertencimento e contribuições para os processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica.
Estudos avançados em Fundamentos da Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos), obrigatória para a Linha de pesquisa: Fundamentos da Educação Tecnológica
Ementa: A disciplina consolida-se no modelo de estudos avançados do referencial teórico-metodológico de Educação Tecnológica das pesquisas em andamento, sendo os mesmos mediados, analisados e avaliados por docentes do PPGET. Além das bases teórico-metodológicas desenvolvidas, os mestrandos terão a oportunidade de aprofundamento do seu tema a partir da análise da constituição da pesquisa e seu pertencimento e contribuições para os fundamentos da Educação Tecnológica.
Pesquisa-com-sujeitos em Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Processo reflexivo e responsivo no exercício da pesquisa com sujeitos, pautado nas demandas sociais, organizacionais, tecnológicas, culturais e educacionais. Pesquisa em Educação Tecnológica e suas possibilidades constitutivas na colaboração pesquisador-sujeito. Profissionalidade docente em contextos de Educação Tecnológica. Procedimentos mais equitativos, éticos e formativos na pesquisa em Educação Tecnológica. Constituição de pesquisa na perspectiva da ação-reflexão-ação.
Educação Tecnológica e Inovação
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Educação como ato social. Tendências em Educação e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia e Trabalho Educacional. Tecnologia e Política Educacional. Tecnologia e Diversidade Humana e Cultural. Inovação Tecnológica, Cultura e Educação. Interação, Mídia e Ética.
Princípios de Tecnologia, Trabalho e Educação
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Interfaces entre desenvolvimento tecnológico e educação. Otimismo e pessimismo tecnológico. Tecnologias: racionalidade e problemas. Noções de tecnologia, trabalho e educação. O trabalho como princípio educativo. Relação Educação e Trabalho, a partir de paradigmas emergentes. Cibernética e inteligência artificial: perspectivas filosóficas. Tecnologia, ética e política.
Espaços Midiáticos e Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Sujeito. Os discursos midiáticos permeados por Verdade, Saber e Poder. Processos discursivos em espaços midiáticos. Mídia e Educação Tecnológica. Análise de Discurso em contextos de mídia e as ressonâncias na Educação Tecnológica.
Perspectivas críticas em Educação Tecnológica Inclusiva
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Concepções sobre o conceito de deficiência, a partir de matrizes teóricas da Educação Tecnológica. Conceito de deficiência como defeito, punição divina e anormalidade biológica. Deficiência a partir da abordagem histórica-cultural (compensação) e das próprias pessoas com deficiência (Disability Studies). Tecnologias Assistivas. Possibilidades para uma Educação Tecnológica Inclusiva.
Tópicos Especiais em Processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Essa disciplina visa apresentar tópicos especiais em Processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica. Visa trabalhar o desenvolvimento teórico-epistemológico de determinadas temáticas, bem como a realizar a leitura crítica de estudos científicos de Educação Tecnológica.
Tópicos Especiais em Fundamentos da Educação Tecnológica
Carga horária: 45 horas (3 créditos).
Ementa: Essa disciplina visa apresentar tópicos especiais em Fundamentos da Educação Tecnológica. Visa trabalhar o desenvolvimento teórico-epistemológico de determinadas temáticas, bem como a realizar a leitura crítica de estudos científicos de Educação Tecnológica.