Enade
Conheça o Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) envolve conhecimentos gerais e específicos, com o objetivo de avaliar o desempenho de estudantes que concluíram ou estão próximos de concluir os cursos de graduação.
O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que avalia também os cursos de graduação e as instituições de ensino. A partir dessas avaliações, o Ministério da Educação produz os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Para mais informações sobre o Enade acesse os conteúdos:
Como estudantes são selecionados?
Realizam o Enade estudantes ingressantes e concluintes dos cursos superiores, que tenham prova prevista naquele ano. A estes ingressantes e concluintes, habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, a realização da prova é obrigatória, caso esteja vinculado às áreas de avaliação da edição em questão.
Por que o Enade é importante?
Para o estudante, o Enade é importante desde o seu momento de entrada na IES até a sua saída. Iniciar uma graduação requer um planejamento e, neste processo, ter uma nota como referencial para a qualidade do curso pode ser um fator significativo na escolha de qual instituição ingressar. Ainda, caso o concluinte esteja vinculado ao curso avaliado na edição vigente, só será possível a emissão do diploma mediante a comprovação de participação do Enade. Logo, nessas circunstâncias, aquele que não realizou a prova, não poderá colar grau até que sua situação seja regularizada.
Do mesmo modo, o Enade é de suma importância para a manutenção das IES. Conforme indicado, a avaliação pode ter grande impacto na captação e retenção de estudantes, mas, também, o exame propicia a adoção de parâmetros para melhorar os processos educacionais, bem como contribui para o monitoramento do seu padrão de qualidade.
Como o estudante é avaliado?
O Enade de cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia abrange a aplicação dos seguintes instrumentos para os estudantes:
I - Prova teórica, composta de questões de Formação Geral e do Componente Específico da área;
II - Questionário do Estudante;
III - Questionário de Percepção de Prova;
O Enade das Licenciaturas é composto por dois processos avaliativos: Avaliação Teórica (AT) e Avaliação da Prática (AP).
A Avalição Teórica do Enade das Licenciaturas abrange a aplicação dos seguintes instrumentos para os estudantes habilitados:
I - Prova teórica, composta de questões de Formação Geral e do Componente Específico da área;
II - Questionário do Estudante;
III - Questionário de Percepção de Prova;
A Avalição da Prática do Enade das Licenciaturas abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos para os estudantes habilitados:
I - Questionário de AP do estudante;
II - Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio.
Questionário do Estudante
O questionário tem como propósito mapear o perfil de participantes do Enade, e é uma oportunidade para que o estudante avalie diversos aspectos do seu curso e da sua formação. As respostas permitem que o Inep conheça melhor aspectos variados das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil, de modo que tais informações contribuam para subsidiar inúmeras políticas públicas educacionais. Por isso, é de suma importância que o estudante responda com atenção e veracidade ao avaliar a sua experiência com a IES em questão.
Para conhecimento, acesse os questionários de edições anteriores do Enade: