DIRPLAD - Competências
A Diretoria de Planejamento e Administração compreende:
I. Gabinete da Diretoria:
I.1. Assessoria de Planejamento e Administração;
II. Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade:
II.1. Divisão de Orçamento e Finanças;
II.2. Divisão de Contabilidade.
III. Departamento de Materiais e Patrimônio:
III.1. Divisão de Compras;
III.2. Divisão de Almoxarifado;
III.3. Divisão de Patrimônio.
IV. Departamento de Serviços Gerais:
IV.1. Divisão de Serviços Auxiliares;
IV.2. Divisão de Conservação de Bens Móveis.
V. Departamento de Projetos e Obras:
V.1. Divisão de Projetos Civis;
V.2. Divisão de Obras e Manutenção de Imóveis.
A Diretoria será gerida pelo Diretor de Planejamento e Administração e, na sua ausência ou impedimento, por um substituto a ser definido pelo Diretor-Geral.
Compete à Diretoria de Planejamento e Administração:
I. elaborar, em consonância com o estabelecido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, as diretrizes gerais e a descentralização orçamentária do Campus, em função dos planos, projetos e programas governamentais;
II. coordenar e orientar as atividades de planejamento, orçamento e modernização do Campus, bem como a execução orçamentária, financeira e patrimonial;
III. acompanhar e controlar a execução dos programas, projetos e convênios firmados, elaborando, supervisionando e acompanhando as respectivas prestações de contas;
IV. coordenar a disseminação de informações estatísticas no Campus;
V. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas aos Serviços Gerais, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis do Campus;
VI. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas ás áreas de Materiais e Patrimônio;
VII. planejar e coordenar o desenvolvimento físico do Campus;
VIII. coordenar e supervisionar as ações administrativas, relacionadas ao Restaurante Universitário do Campus;
IX. participar na elaboração da prestação de contas do Campus;
X. cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Universitário e do Conselho de Planejamento e Administração.
Compete à Assessoria de Planejamento e Administração exercer atividades operacionais de assistência ao Diretor de Planejamento e Administração.
Departamento de Materiais e Patrimônio - DEOFI
Compete ao Departamento de Material e Patrimônio:
I. coordenar, supervisionar e orientar as atividades relacionadas à aquisição,
controle, distribuição e alienação de material;
II. elaborar, controlar e registrar contratos;
III. coordenar a elaboração do inventário e tomada de contas anual do
almoxarifado do Campus; e
IV. coordenar, supervisionar e orientar a elaboração dos editais de licitação.
Almoxarifado - Compete à Divisão:
I. examinar, conferir, receber o material adquirido ou cedido, de acordo com a nota de empenho ou documento equivalente;
II. receber, conferir, guardar, registrar e distribuir material de estoque;
III. elaborar estatística de consumo por materiais e centros de custos para previsão das compras;
IV. elaborar balancetes do material existente e outros relatórios solicitados;
V. encaminhar ao Departamento de Contabilidade e Finanças as notas fiscais dos materiais recebidos para pagamento; e
VI. viabilizar o inventário anual do material estocado.
Compras - Compete à Divisão:
I. realizar a aquisição dos materiais, obras e serviços necessários ao funcionamento do Campus;
II. elaborar os editais de licitação;
III. encaminhar ao Departamento de Contabilidade e Finanças as solicitações de empenho; e
IV. manter o cadastro de fornecedores nos sistemas internos e governamentais
Patrimônio - Compete ao Departamento:
I. registrar, controlar e atualizar de forma permanente a documentação dos bens móveis, imóveis e semoventes do Campus;
II. identificar com numeração própria e codificada os bens patrimoniais, imediatamente após sua conferência técnica e aceite; Proposta de Regimento dos Campi da UTFPR Administrador ficará responsável perante a Administração dos bens em uso;
IV. conciliar, em conjunto com os setores pertinentes, os registros dos lançamentos e saldos patrimoniais e físicos;
V. solicitar e subsidiar o processo de avaliação de bens;
VI. realizar o levantamento dos bens do Campus, elaborando relatório circunstanciado referentes às ocorrências ; e
VII. manter controle de bens deslocados para manutenção e conservação.
Departamento de Projetos e Obras
I. manter a uniformização das edificações estabelecida pelo Plano Diretor do Campus;
II. levantar as necessidades de ampliações físicas e reformas do Campus;
III. coordenar as ações para viabilizar os projetos e obras do Campus; e
IV. submeter para aprovação da Diretoria-Geral os projetos de ampliação elaborados e terceirizados pelo Campus.
Divisão de Projetos Civis
I. coordenar, desenvolver e supervisionar os projetos arquitetônicos e complementares para as ampliações, reformas e readequações de ambientes e novas edificações;
II. executar levantamentos e medições de edificações existentes ou áreas para fins de projetos;
iii. elaborar relatório de avaliações das características das edificações para fins de reformas;
IV. elaborar as especificações nos projetos dos materiais das obras e reformas a serem construídas;
V. elaborar leiautes e avaliar as Instalações dos ambientes do Campus; e
VI. subsidiar a elaboração dos quantitativos, orçamentos, caderno de encargos e memoriais descritivos para a execução dos projetos.
Divisão de Obras e Manutenção de Imóveis
I. acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos e os serviços de manutenção nas edificações do Campus;
II. elaborar os quantitativos, orçamentos, cronograma físico/financeiro, caderno de encargos e memoriais descritivos dos projetos;
III. avaliar as construções e desenvolver plano para manutenção ou recuperação das mesmas;
IV. analisar e atestar notas fiscais baseadas nas medições, para fins de pagamentos;
V. subsidiar o Departamento de Materiais e Patrimônio na elaboração e aberturas de editais relativos à contratação de empresas, para a execução de serviços e obras;
VI. emitir parecer técnico, nos processos de licitações;
VII. executar os serviços de manutenção das instalações elétricas, hidrossanitárias, rede de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, iluminação externa e telefonia e cabeamento de rede lógica do Campus; e
VIII. executar os serviços de manutenção em elementos estruturais, alvenarias, coberturas, esquadrias, pisos e revestimentos das edificações do Campus.
Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade - DEOFI
I. orientar, coordenar e supervisionar os trabalhos e funções da administração orçamentária, financeira e de contabilidade do Campus;
II. analisar as demonstrações contábeis, conforme o plano estabelecido pela administração superior; e
III. executar a programação orçamentária e financeira do Campus, conforme os compromissos e recursos disponibilizados.
Divisão de Orçamento e Finanças - DIOFI
I. registrar e controlar os créditos descentralizados do orçamento do Campus;
II. elaborar e disponibilizar relatórios para controle dos recursos orçamentários;
III. realizar as transferências internas de recursos, previamente autorizados;
IV. solicitar remanejamentos orçamentários;
V. executar o lançamento de empenhos, autorizados pelo Ordenador de Despesas;
VI. executar, acompanhar e controlar a programação orçamentária financeira do Campus; e
VII. processar, conferir, registrar e controlar, no aspecto financeiro, todas as despesas, emitindo as respectivas ordens de pagamento.
Divisão de Contabilidade - DICONT
I. executar o plano de contas e a contabilização da receita e despesa;
II. zelar para que as demonstrações contábeis do Campus reflitam adequadamente a realidade financeira, patrimonial e orçamentária da Instituição;
III. manter atualizado o rol de responsáveis e as informações a respeito dos ativos imobilizados, nos sistemas governamentais;
IV. controlar, registrar, arquivar e apresentar prestação de contas de convênios e repasses;
V. controlar e prestar contas dos suprimentos de fundos concedidos pelo Campus; e
VI. analisar balanços, balancetes e demais demonstrações contábeis.
Departamento de Serviços Gerais - DESEG
I. orientar, coordenar e supervisionar os procedimentos e pagamentos relativos aos serviços gerais do Campus;
II. planejar as contratações visando alcançar a economicidade, eficiência e eficácia na gestão de recursos orçamentários, financeiros e materiais;
III. coordenar os trabalhos de manutenção dos bens móveis do Campus; e
IV. planejar a confecção de mobiliários administrativos e escolares.
Divisão de Serviços Auxiliares - DISAU
I. executar, acompanhar e fiscalizar os serviços de limpeza, vigilância, recepção, telefonia, transporte, arquivo geral e expedição de documentos e Restaurante Universitário do Campus;
II. autorizar, controlar e fiscalizar o fluxo de pessoas e empresas prestadoras de serviços;
III. apoiar a organização dos eventos realizados no Campus;
IV. controlar a agenda da frota;
V. manter os veículos em bom estado de conservação;
VI. receber, selecionar, registrar, distribuir e expedir a correspondência e o malote do Campus;
VII. controlar e manter atualizado o cadastro dos ramais instalados; e
VIII. zelar pelas áreas verdes do Campus. DA DIVISÃO DE CONSERVAÇÃO DE BENS MÓVEIS
Divisão de Conservação de Bens Móveis - DICOBEM
I. executar, acompanhar e fiscalizar os serviços de conservação dos bens móveis do Campus;
II. realizar a manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos de uso geral, exceto os de informática;
III. produzir mobiliário e realizar sua manutenção; e
IV. manter informada a Divisão de Patrimônio das movimentações realizadas dos bens móveis do Campus.