Competências
REITORIA
Diretoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade - DIROF
I. orientar, supervisionar e normatizar os trabalhos e funções da administração orçamentária, financeira e de contabilidade;
II. acompanhar o registro contábil, segundo o plano estabelecido pela administração superior;
III. executar a programação orçamentária e financeira, conforme os compromissos e recursos disponibilizados pelos órgãos de fomentos;
IV. executar os pagamentos das folhas mensais dos servidores;
V. analisar e consolidar as demonstrações contábeis;
VI. subsidiar a elaboração da prestação de contas;
VII. zelar pela regularidade das contas da UTFPR; e
VIII. manter atualizada a documentação para regularidade fiscal da UTFPR.
Departamento de Orçamento e Finanças - DEOFI
I. registrar e controlar os créditos orçamentários;
II. descentralizar e acompanhar a execução orçamentária da UTFPR;
III. elaborar os planos de trabalho para solicitação de recursos orçamentários, junto aos órgãos de fomento;
IV. realizar as transferências internas de recursos previamente autorizados;
V. assessorar a elaboração da proposta orçamentária da UTFPR;
VI. solicitar, aos órgãos competentes, créditos adicionais de acordo com a arrecadação própria da Instituição; e
VII. executar os empenhos e pagamentos, conciliando a programação financeira da UTFPR.
Departamento de Contabilidade - DICONT
I. executar o registro de empenhos e pagamentos e conciliar a programação financeira da UTFPR;
II. registrar a Conformidade Contábil da UTFPR;
III. controlar a regularidade fiscal junto aos órgãos competentes;
IV. conciliar e registrar, em conjunto com os setores pertinentes, os lançamentos relativos aos bens patrimoniais e de consumo; e
V. registrar a situação patrimonial da UTFPR e suas variações.
Divisão de Registros de Convênios e Prestação de Contas - DICONV
I. elaborar, registrar, publicar e arquivar os processos de prestação de contas das descentralizações e dos convênios de responsabilidade da UTFPR;
II. assessorar a elaboração de planos de trabalho, convênios e contratos;
III. acompanhar e orientar o cumprimento do objeto proposto e a aplicação de recursos dos convênios e contratos;
IV. encaminhar a Prestação de Contas aos órgãos de fomento; e
V. atender às diligências dos órgãos de fomento.
CÂMPUS
Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade - DEOFI
I. orientar, coordenar e supervisionar os trabalhos e funções da administração orçamentária, financeira e de contabilidade do Campus;
II. analisar as demonstrações contábeis, conforme o plano estabelecido pela administração superior; e
III. executar a programação orçamentária e financeira do Campus, conforme os compromissos e recursos disponibilizados.
Divisão de Orçamento e Finanças - DIOFI
I. registrar e controlar os créditos descentralizados do orçamento do Campus;
II. elaborar e disponibilizar relatórios para controle dos recursos orçamentários;
III. realizar as transferências internas de recursos, previamente autorizados;
IV. solicitar remanejamentos orçamentários;
V. executar o lançamento de empenhos, autorizados pelo Ordenador de Despesas;
VI. executar, acompanhar e controlar a programação orçamentária financeira do Campus; e
VII. processar, conferir, registrar e controlar, no aspecto financeiro, todas as despesas, emitindo as respectivas ordens de pagamento.
Divisão de Contabilidade - DICONT
I. executar o plano de contas e a contabilização da receita e despesa;
II. zelar para que as demonstrações contábeis do Campus reflitam adequadamente a realidade financeira, patrimonial e orçamentária da Instituição;
III. manter atualizado o rol de responsáveis e as informações a respeito dos ativos imobilizados, nos sistemas governamentais;
IV. controlar, registrar, arquivar e apresentar prestação de contas de convênios e repasses;
V. controlar e prestar contas dos suprimentos de fundos concedidos pelo Campus; e
VI. analisar balanços, balancetes e demais demonstrações contábeis.