ELITE – Extensões em Linguagem e Tecnologia
O programa pretende mostrar que a extensão no Departamento de Linguagem e Comunicação é uma realidade vivida e organizada por diferentes docentes, com diferentes projetos e ações em andamento, sempre com o foco na relação entre Linguagem e Tecnologia. Destacam-se, por exemplo, as disciplinas de Práticas de ensino e de Projetos Integradores, cujo foco é essencialmente a observação da realidade docente e a produção de atividades relacionadas a este mundo.
- Promover ações de extensão (cursos, capacitações, oficinas) à comunidade externa, tendo como eixo norteador as mais variadas manifestações das linguagens verbais e não verbais, por meio de diferentes tecnologias.
- Contribuir para a formação dos estudantes universitários, articulando as discussões de ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade externa.
- Capacitar o estudante a desenvolver produtos diversos que possam ser oferecidos à comunidade, inclusive por meio de cursos, oficinas e palestras.
- Realizar discussões e debates com alunos do curso de letras sobre formas de preparar conteúdos e materiais a serem utilizados nos cursos e oficinas.
- Proporcionar a imersão dos estudantes nos futuros locais de trabalho.
- Envolver os alunos do curso de Letras em atividades de pesquisa sobre materiais já disponíveis para estudo no Youtube; além de envolvê-los na elaboração de roteiros para novos vídeos.
- Promover palestras e eventos tanto nas escolas quanto na universidade sobre os temas trabalhados pelos grupos.
Ante a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, que se reflete diretamente na relação com a qualidade dos cursos de graduação, a Extensão é vista como a possibilidade de oferecimento à congregação universitária da UTFPR, à comunidade em torno da Universidade e ao próprio município de Curitiba, o conjunto de conhecimentos desenvolvidos nas atividades de pesquisa e ensino, bem como em outras atividades realizadas no curso pelos seus alunos e professores.
Nosso público-alvo são, em especial, as escolas que abrem as portas para nossos estágios curriculares. Além de proporcionar ampliação dos conhecimentos aos acadêmicos, espera-se que o programa aproxime a UTFPR das escolas de Curitiba, compartilhando experiências e criando maior integração universidade-realidade das escolas. Espera-se ainda que o programa integre o ensino, a pesquisa e a extensão feitas pelo DALIC e que proporcione aprendizagem ativa aos estudantes. Um dos impactos esperados pelo programa é aumentar o interesse dos alunos da rede pública de ensino por leitura e por observação e raciocínio da sua própria língua.
Mais especificamente, espera-se que os projetos resultem numa melhor formação educacional da comunidade que procurar os produtos e ações desenvolvidas no Programa. Espera-se também a disponibilização de mais obras sonoras para a comunidade cega e com baixa visão e o desenvolvimento de diversos materiais, cursos e oficinas, a serem oferecer de forma gratuita para a sociedade.
Nesse sentido, o programa, por conter produtos que estarão disponíveis online, tem potencial de se estender para um público ainda mais amplo, alcançando escolas, professores e alunos e diversas localidades.
1) Aspectos linguísticos (Curso Pré-Vestibular Solidário): ali, os graduandos são estimulados a elaborar atividades de interpretação e produção textual a serem realizadas pelos estudantes do Cursinho. Além disso, outro ponto fundamental, é a avaliação das produções realizadas por estes estudantes, a qual proporciona uma reflexão sobre o ato de escrita e contribui para a melhoria no processo de escrita dos estudantes, auxiliando na composição de uma educação de qualidade.
2) Acervo Sonoro: primeiro, são selecionadas as obras a serem gravadas, sobretudo aquelas de interesse dos professores de literatura; depois, são selecionados voluntários que farão a gravação dessa obra; em seguida, o arquivo é editado e disponibilizado para a comunidade, no site já indicado anteriormente.
3) Oficina: Gramática na escola: Curso de curta duração sobre Concordância nominal, ordem de palavras, dentre outros temas. Envolve: 1. Avaliação do conhecimento prévio do aluno; 2. Experiência Linguística com conjuntos de dados relevantes; 3. Reflexões linguísticas sobre o fenômeno estudado; 4. Organização das ideias; 5. Apresentação das ideias; 6. Aplicação dos conhecimentos em textos.
4) Projetos integradores: entre os projetos integradores que já geraram produtos de extensão, podemos citar o Saci-Fi, uma oficina sobre a ficção científica brasileira; o curso Introdução à Carolina Maria de Jesus, que reflete sobre a obra dessa escritora nacional; e a oficina Tessitutura: oficina de escrita criativa. Todos esses projetos foram coordenados pelo professor Gustavo Nishida (https://www.gustavonishida.com/) e são fruto das reflexões desenvolvidas em diferentes projetos integradores.