Home
/
Internacional
/
Notícias
/
Programa Mevlana

Programa Mevlana

Publicado 3/1/2018, 4:57:53 PM, última modificação 3/2/2018, 2:33:28 PM
Programa de bolsas do governo da Turquia receberá inscrições de 1º a 7 de março.

Entre os dias 1º e 7 de março, a DIRINTER receberá inscrições de estudantes e professores interessados em participar do programa Mevlana na Universidade Akdeniz, Turquia. O programa é uma iniciativa do Conselho de Educação Superior da Turquia e oferece bolsas pagas pelo governo turco.

Serão pré-selecionados pela DIRINTER até 5 estudantes e 5 professores de cada uma das seguintes áreas de estudo: engenharia mecânica; engenharia elétrica; engenharia civil; engenharia eletrônica e telecomunicações; outras engenharias e tecnologias; física; arquitetura; matemática; química; ciências agrárias.

Requisitos mínimos para participação

1. No caso de estudantes:

a)   Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado da UTFPR, regularmente matriculado em curso de uma das áreas citadas acima.
b)   Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,6500 (graduação) ou 7,5 (pós-graduação).
c)   Comprovar nível de proficiência mínimo B1 em inglês, por meio de resultado de teste oficial (e.g., TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.); ou declarar proficiência em turco, nível intermediário.

2. No caso de professores:

a)   Ser professor efetivo da UTFPR.
b)   Ter finalizado o estágio probatório.
c)   Atuar em uma das áreas citadas acima.
d)   Declarar proficiência em inglês ou turco, nível intermediário.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta enviar um e-mail contendo:

  • Nome completo
  • E-mail para contato
  • Área de estudo ou atuação (deve obrigatoriamente ser uma das citadas acima)
  • Estudantes: formulário de inscrição preenchido; histórico em português junto de lista com os nomes das disciplinas cursadas, traduzidos para o inglês, e as respectivas notas obtidas; comprovante de proficiência em inglês emitido entre fevereiro de 2016 e março de 2018 ou declaração proficiência em turco, nível intermediário.
  • Professores: formulário de inscrição preenchido; CV; Portfolio Acadêmico que inclua documentos que detalhem suas publicações relevantes, projetos dos quais tenha participado, projetos que tenha realizado e/ou planejado, bem como projetos de disciplinas que tenha ministrado ou planejado; declaração de proficiência em inglês ou turco, nível intermediário.

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 7 de março. Caso haja mais de cinco interessados por área, a DIRINTER procederá à classificação dos candidatos, baseando-se nos seguintes critérios:

  • Estudantes: maior rendimento acadêmico
  • Professores: maior tempo de serviço na UTFPR

Os cinco primeiros colocados em cada área terão sua documentação enviada à Universidade Akdeniz para avaliação e encaminhamento ao Conselho de Educação Superior da Turquia, órgão ao qual caberá a decisão final quanto à concessão das bolsas.

Sobre a bolsa

Os estudantes selecionados pelo Conselho de Educação Superior da Turquia poderão receber uma bolsa mensal de 1000 TL (mil liras turcas). Os professores selecionados pelo Conselho de Educação Superior da Turquia poderão receber ajuda de custo para o deslocamento no valor de 4400 TL (quatro mil e quatrocentas liras turcas), além de diárias no valor de 50 TL (cinquenta liras turcas).

Clique aqui para verificar mais detalhes sobre essa chamada, incluindo as atividades previstas para professores e estudantes. Atenção: o período de inscrições válido é de 1º a 7 de março. As datas que constam no arquivo disponibilizado pelo programa foram reformuladas.