Relato: Mobilidade Internacional na Alemanha
Periodicamente, a DIRINTER publica relatos de estudantes que tenham participado dos diversos programas internacionais ofertados pela UTFPR. O de hoje foi escrito pelo aluno Kevin Bernert, estudante de Engenharia Mecânica do câmpus Curitiba , atualmente no 7º período do curso. Kevin participou, durante um ano, do programa de mobilidade estudantil internacional da UTFPR (MEI), e teve a oportunidade de estudar na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique (Hochschule München), na Alemanha.
***
Meu nome é Kevin Bernert e faço Engenharia Mecânica na UTFPR de Curitiba , estou no 7º período do curso e voltei recentemente do programa de mobilidade internacional. Morei em Munique, na Alemanha, durante um ano, onde estudei na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique (Hochschule München). Viajei para a Alemanha em Agosto de 2017 e voltei em Julho de 2018.
Sobre a universidade
Na universidade estudam mais de 18.000 alunos em três câmpus espalhados pela cidade. As principais áreas contempladas pela instituição são as engenharias, arquitetura, administração de empresas e turismo. Existe uma grande gama de projetos que estudantes internacionais podem participar, e que podem contribuir de forma significativa para o crescimento profissional e o currículo de quem se interessar. Eu participei da equipe de Aerodesign da universidade, onde pude aprender muito e contribuir de uma forma positiva ao projeto. A Hochschule München tem um programa internacional muito forte, eles são bem preparados para receber estudantes de fora, com muitas opções de matérias em inglês e um departamento que oferece um suporte muito grande durante a estadia. Eles recebem uma média de 120 estudantes por semestre, vindos de países como Espanha, Finlândia, Estados Unidos, Itália, Portugal, França, Irlanda, Romênia, Turquia, Peru, Argentina, México, Canadá, Suécia, Jordânia e outros. Fiz questão de citar os países, pois tive a oportunidade de conversar com os estudantes que vem de cada um deles. Foi um aprendizado extraordinário, onde pude conhecer um pouco de cada cultura e fazer muitas amizades, mantendo-as mesmo depois do intercâmbio.
Vida em Munique
A qualidade de vida que um estudante de intercâmbio tem em Munique é realmente surpreendente. A cidade é muito grande, cheia de eventos ao longo de todo o ano. Ao redor existem lagos e montanhas incríveis, além de cidades sensacionais, castelos e museus, enfim, existem atividades para todos os gostos. A própria universidade oferta diversos passeios e eventos aos fins de semana para os alunos internacionais, são oportunidades imperdíveis por serem baratas e darem a chance de conhecer pessoas de todo o mundo.
Munique é uma cidade cara, mas os estudantes tem desconto em muitas coisas lá. Uma saída é conseguir um emprego, pois ganha-se o proporcional ao custo de vida lá, e existem muitas ofertas. Eu trabalhei em uma agência que ficava à uma quadra da universidade, trabalhava 20 horas semanais e o salário era suficiente para me sustentar e ainda sobrava para viagens.
O sistema de transporte e a segurança são absurdamente incríveis. Foi o que me mais surpreendeu na Alemanha, e isso dá uma liberdade aos estudantes que é formidável. Toda a cidade oferece uma estrutura que permite uma qualidade de vida altíssima, mesmo para quem é estrangeiro e fala apenas o inglês. Mas é claro que é sempre bom aprender pelo menos um pouco do alemão.
Resultados
Além do crescimento profissional, é importante ressaltar o quanto nós crescemos pessoalmente com uma experiência dessas. Eu acredito ter voltado uma pessoa melhor em todos os sentidos. Sou mais paciente, independente e com uma mente mais aberta. Voltei com uma capacidade muito grande de tomar decisões e sabendo o que quero para a minha vida. Não tenho como ressaltar o quanto um intercâmbio é benéfico para nós, mas gostaria de finalizar dizendo que foi uma das melhores decisões que já tomei na minha vida, e espero que meu relato incentive e encoraje outros alunos a também tomarem esta decisão.