Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
II Workshop de Aplicações de Espectroscopia NIR e Quimiometria em Análise de Solos & I Workshop de Inovações Tecnológicas – Aplicações da Espectroscopia NIR

II Workshop de Aplicações de Espectroscopia NIR e Quimiometria em Análise de Solos & I Workshop de Inovações Tecnológicas – Aplicações da Espectroscopia NIR

Publicado 10/1/2018, 4:55:05 PM, última modificação 10/16/2018, 8:15:02 AM

II Workshop de Aplicações de Espectroscopia NIR e Quimiometria em Análise de Solos

&

 I Workshop de Inovações Tecnológicas – Aplicações da Espectroscopia NIR

Dados recentes da Organização das Nações da Unidas (ONU) apontam que no ano de 2050 haverá mais de nove bilhões de habitantes na terra e, para alimentar toda essa população, será preciso aumentar a produção de alimentos em até 70%. Projeções futuras de diversas instituições internacionais de pesquisas, com sólida reputação, reforçam que para atender essa demanda e garantir a segurança alimentar no planeta, a produção de alimento deve crescer pelo menos 20% nos próximos 10 anos. Vale destacar que para alcançar essa meta de crescimento global caberia ao Brasil aumentar sua produção de alimentos em 40%. Isso se deve ao fato de que o Brasil, segundo essas projeções internacionais, é o único país do mundo com tantos fatores favoráveis para sustentar tal crescimento. Segundo esses dados, o Brasil possui terra disponível para aumentar sua área cultivada de forma responsável e sustentável, conhecimentos em solos tropicais, abundância de água, clima favorável, e disponibilidade de recursos humanos para atuar em todos os elos da cadeia produtiva. Sendo assim, é fundamental o incentivo ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e disruptivas para garantir a competitividade e a sustentabilidade da agricultura nacional com ênfase na produtividade e preservação do meio ambiente.  É neste contexto que ferramentas analíticas, tais como, a espectroscopia NIR, se destacam pela possibilidade de embarcar tecnologias capazes de servirem a todas as etapas de uma cadeia de produção. A técnica possui a vantagem de ser rápida, não destrutiva, precisa, de baixo custo de implantação e é ambientalmente limpa, pois não utiliza reagentes químicos e, portanto, não gera resíduos agressivos ao meio ambiente. Sua versatilidade permite aplicações on-line, seja embarcada em linhas de produção, tratores e drones, atendendo as demandas atuais da agricultura de precisão e colaborando para o desenvolvimento da indústria 4.0.

Objetivo do evento

 O workshop objetiva discutir o emprego da espectroscopia NIR na cadeia de produção agrícola e apresentar a tecnologia SpecSolo®: fundamentos, uso e aplicação em análise da fertilidade de solo.

Público Alvo: Cooperativas agrícolas, empresas de agricultura de precisão, órgãos de pesquisa e extensão rural, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Observação.: As palestras serão apresentadas em linguagem acessível objetivando atingir a interdisciplinaridade de todo o público presente.

Programação do evento:

Programação

Palestrante

Horário

Abertura

Prof. Dr Wyrllen E. de Souza

19:00 - 19:15

Introdução à espectroscopia NIR e suas aplicações

Profa. Dra. Patrícia Valderrama

19:15 – 19:45

SpecSolo: Tecnologia inovadora em análise de fertilidade do solo

Dr. André Marcelo de Souza (Embrapa Solos)

19:45 - 20:30

Quantificação de nitrogênio em soja por espectroscopia NIR: análises rápidas e não destrutivas em rotinas de larga escala.

Prof. Dr. Paulo Henrique Março (UTFPR)

20:30 – 21:00

Exposição do SpecSolo-Scan - Coffee Break

21:00 - 21:30

SpecLab - Soluções análiticas inovadoras

Dr. Guilherme Sabin (SpecLab)

21:30 - 22:30

Data e local do evento:

05 de outubro de 2018

Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, PR.

CAMPUS CAMPO MOURÃO VIA ROSALINA MARIA DOS SANTOS, 1233 CEP 87301-899 Caixa Postal: 271 Campo Mourão - PR - Brasil.

Inscrição pelo link:

Observação: Evento gratuito!

Reportar erro