Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
Publicado edital do Sisu 2025; Campus Campo Mourão oferta 261 vagas

Publicado edital do Sisu 2025; Campus Campo Mourão oferta 261 vagas

Publicado 12/27/2024, 11:53:41 AM, última modificação 12/27/2024, 11:57:31 AM
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet no período de 17 a 21 de janeiro de 2025

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 26 de dezembro, o edital que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para a UTFPR-CM, são ofertadas 261 vagas em 8 cursos de graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.  

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. 

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Nos 13 campi da UTFPR, serão ofertadas 2.201 vagas em 107 cursos de graduação e no Campus Campo Mourão serão 261 vagas distribuídas entre os cursos, sendo: Licenciatura em Química (44); Tecnologia em Alimentos (44); Ciência da Computação (22), Engenharia Ambiental e Sanitária (44), Engenharia Civil (30), Engenharia de Alimentos (32), Engenharia Eletrônica (35) e Engenharia Química (10).

No termo de adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada, é possível conferir os pesos aplicados a cada prova do Enem: redação; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Ou seja, dependendo do curso pretendido, o candidato pode obter diferentes notas de classificação - que serão calculadas e classificadas automaticamente pelo sistema gerido pelo MEC. Todas as vagas ofertadas pela UTFPR no Sisu são para o primeiro semestre letivo de 2025.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência; em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Os dados de distribuição de vagas são realizados conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e disponibilizados no termo de adesão da UTFPR.

Sobre a UTFPR-CM

O Campus Campo Mourão é um marco de transformação e desenvolvimento educacional na região. Com origens no antigo Ginásio de Esportes Belim Carolo, o Campus ocupa uma área de 64 mil m² e se tornou parte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2005, com a transformação do CEFET/PR na primeira universidade tecnológica do Brasil. A partir disso, a unidade tem se consolidado como referência no ensino técnico, superior e de pós-graduação, contribuindo significativamente para a formação de profissionais capacitados.

Localizado em um município reconhecido pela força de sua agricultura e indústrias de alimentos, o Campus contribui para consolidar Campo Mourão como polo brasileiro no setor, oferecendo cursos voltados às demandas locais e promovendo inovação tecnológica, sendo um exemplo de como a educação pode se integrar às características econômicas e culturais de uma região

Atualmente, o campus acolhe cerca de 2.000 alunos em uma estrutura física privilegiada, que abriga oito cursos de graduação, além do Curso Técnico Integrado em Informática e diversos programas de pós-graduação.

Serviço

Sistema de Seleção Unificada do MEC
Inscrições: de 17 a 21 de janeiro.
Site de inscrições: 
Portal de Acesso Único do MEC.
Público: estudantes com o ensino médio completo e tenham participado da edição de 2024 do Enem.
Mais informações: 
página do Sisu na UTFPR.

Reportar erro