Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Alunas da UTFPR recebem prêmio de Melhor Vídeo de Divulgação Científica

Alunas da UTFPR recebem prêmio de Melhor Vídeo de Divulgação Científica

Publicado 9/17/2025, 4:13:01 PM, última modificação 9/17/2025, 4:13:42 PM
Projeto audiovisual também ficou entre os três vídeos mais populares do ISLA 2025

O projeto de extensão TIChers, da UTFPR Curitiba , foi premiado no ISLA 2025 ao conquistar o título de Melhor Vídeo de Divulgação Científica (Escolha dos Experts), como também se classificou entre os três vídeos mais populares do evento. As integrantes da equipe são Maria Eduarda de Lima Duarte; Maria Eduarda Manczak da Silva; Yasmin Lis Maravalhas Gonçalves; Julia Adorna do Amaral Mesadri; Íris Andreas Siemann Locatelli e Gabrielle Vercelhese Schultz, todas do curso de Sistemas de Informação da UTFPR.

O TIChers tem como objetivo aumentar a representatividade de mulheres na computação, com ações de conscientização e de formação de professores. O vídeo produzido pela equipe mostrou os projetos de oficinas ministradas e criadas pelos alunos voluntários, que tem como público alvo professoras de ensino básico de Curitiba . “Trazendo para elas (professoras do ensino básico) o conhecimento de computação de uma forma prática e didática, elas podem replicar esses assuntos aos seus alunos e inspirar mais meninas a entrarem na área da computação”, explica Larissa Rodrigues de Oliveira, uma das participantes da equipe.

O projeto de extensão VESPAS (Vanguarda de Estudos em Segurança, Privacidade e Ameaças em Sistemas da UTFPR) ficou em primeiro lugar entre os três vídeos mais populares, como o projeto audiovisual mais assistido. O VESPAS é ligado ao Departamento Acadêmico de Informática e o vídeo mostra como a iniciativa contribui para capacitar futuros profissionais da área de cibersegurança e para um mundo digital mais seguro.

O TIChers

O TIChers é um projeto de extensão do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da UTFPR Campus Curitiba . Seu objetivo é aumentar a representatividade de mulheres na computação, realizando ações de conscientização e formação de docentes. 

O nome TIChers carrega muitos significados: teachers, pois o público-alvo são docentes da Educação Básica, sendo o significado da palavra inglesa; T de Tecnologia; I de Informação ou Informática; C de Computação e hers, que significa delas.

A conferência ISLA

A conferência ISLA tem como objetivo oferecer uma plataforma para discutir o papel dos Sistemas de Informação (SI) na sociedade, com foco na evolução da disciplina no contexto da América Latina. Busca-se compreender como a pesquisa e a prática em SI têm se desenvolvido ao longo do tempo, considerando as características e desafios específicos da região. 



Reportar erro