Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Calouros de Engenharias Mecatrônica e Mecânica constroem robôs em laboratório da UTFPR Curitiba

Calouros de Engenharias Mecatrônica e Mecânica constroem robôs em laboratório da UTFPR Curitiba

Publicado 8/11/2025, 3:43:46 PM, última modificação 8/11/2025, 3:44:11 PM
A produção foi realizada no Laboratório de Prototipagem Rápida, o Proto

Estudantes dos períodos iniciais dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Mecatrônica da UTFPR Campus Curitiba realizaram a idealização e a construção de robôs. A iniciativa integra a disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Samuel Anssay, e foi realizada no Laboratório de Prototipagem Rápida (Proto), do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica (DAMEC).

A disciplina, que busca introduzir os alunos ao universo da engenharia de forma prática, permite que os calouros utilizem as ferramentas e recursos do Proto para transformar ideias em realidade. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se dois pequenos robôs construídos com Arduino, que, segundo os próprios alunos, ficaram bastante funcionais e instigantes. De acordo com o professor Samuel, essa imersão inicial no ambiente de laboratório e na construção de protótipos é fundamental para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e compreendam a aplicação dos conceitos teóricos desde o início da graduação.

O estudante Alexsandro Cardoso, calouro de Engenharia Mecatrônica, destacou que, apesar dos desafios iniciais de aprender do zero no primeiro período, a antecipação do trabalho em cerca de dois meses permitiu um tempo valioso para experimentação e aprendizado, tornando o processo mais divertido e gratificante do que difícil. 

Proto

O Proto também é importante na formação dos estudantes de períodos mais avançados. O estudante Luryam Miranda, formando do curso, utilizou o laboratório para a construção de parte de um robô maior, que é o seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e atualmente está exposto no saguão do DAMEC. Esse exemplo demonstra como o Campus Curitiba propicia uma formação completa, com forte caráter prático, preparando os egressos para o mercado de trabalho.

O professor Josmael Kampa, responsável pelo laboratório, comenta sobre o uso do espaço e sua importância para os estudantes: “o Proto visa fazer um protótipo de conceito, um protótipo inicial, ele não vai ser exatamente igual a um produto final, mas ele permite testar as principais funcionalidades. Então, a importância disso está em viabilizar e obviamente que são tecnologias que a indústria usa muito, ou seja, quanto mais a pessoa puder utilizar, mais ela já vai estar habilitada para poder realizar isso no mercado de trabalho”.

Reportar erro