Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Estalo design agrega criatividade, formação e vivência

Estalo design agrega criatividade, formação e vivência

Publicado 6/19/2023, 3:51:00 PM, última modificação 6/19/2023, 4:36:23 PM
Empresa júnior é a terceira em série de reportagens

Parte da equipe da EJ que atualmente conta com 30 membros (Foto: Walter Bach).

Em mais uma reportagem da série sobre as empresas juniores (EJs) do campus Curitiba, é apresentada a estalo design, que cria diferentes tipos de materiais gráficos para microempreendedores e outras EJs. Elaborando desde identidade visual até criação de mascotes, a criatividade é a matéria-prima desta EJ vinculada ao Departamento de Desenho Industrial do campus Curitiba (DADIN-CT). 

Sara Nagai, estudante do quarto período do curso de Bacharelado em Design, é a presidente da estalo e quem trouxe as informações para a matéria - “estalo” é com inicial minúscula mesmo, para diferenciar a marca. A presidente conta que a missão da EJ é “transformar jornadas por meio da vivência empresarial e de soluções criativas”.

A estalo design abrange os estudantes dos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico. A área de atuação é no design em diversas expressões: gráfico, editorial, digital, web, de produto, entre outros.

A EJ oferece serviços como identidade visual, materiais gráficos, materiais digitais e arte para rotulagem. Estes são, nas palavras da presidente Sara, "os serviços carros-chefes da empresa, em que temos muita experiência e demanda", mas além deles, a estalo também atua na criação de mascote, editoriais, layout de website, design de embalagens, design de produtos e fotografia.

A sede oficial da empresa fica no Ecoville, junto às outras EJs do campus Curitiba, mas conta também com um espaço dentro da Modelaria de Design, na sede Centro, oferecido pelo DADIN. A docente coordenadora da empresa é Isabela Mantovani Fontana, do mesmo departamento.

História

A iniciativa de criar uma EJ vinculada aos cursos do DADIN surgiu em 2009, "pelo desejo dos estudantes de explorar e aprender mais colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula", relata Sara. A fundação oficial foi em 22 de junho de 2010. "O crescimento foi gradual, no início atendendo clientes que eram indicações de conhecidos, professores e comunidade da universidade", conta. 

Em 2014, a estalo inicia o processo de associação ao Movimento Empresa Júnior (MEJ), uma organização destinada a estabelecer critérios para este tipo de empresa e conectá-las a clientes potenciais, por meio da participação na Rede MEJ. Adicionalmente, o MEJ "dá suporte em temas como entendimento de metodologias de gestão e planejamento estratégico", diz Sara.  

A associação é concluída em 2019, o que tem como consequência "um crescimento exponencial, conseguindo fechar serviços com valores mais elevados, oferecendo aos estudantes-membros não apenas experiência prática de design, mas também uma melhor vivência empresarial", detalha a presidente. Além disso, Sara lembra que o próprio MEJ foi cliente da estalo: "já realizamos projetos de identidade visual para um evento estadual e alguns municipais deles".

Desde esse período, a estalo fechou 65 contratos, e em 2022 teve um faturamento de mais de R$ 29 mil, devidos a 21 projetos executados. Segundo a presidente Sara, esse valor é investido nos gastos “obrigatórios” (ingressos de encontros regionais, estaduais e nacionais; custos de projetos; cursos e capacitações), para o fortalecimento da cultura organizacional (tornando a EJ um lugar acolhedor para os membros) e para o desenvolvimento das pessoas que fazem parte (através da experiência). 

Serviço

Clique aqui para acessar o site da estalo design.

Saiba mais

Reportar erro