Participantes do “O Projeto” realizam oficina e exposição de robôs no Museu Paranaense
Estudantes da UTFPR-CT vinculados à iniciativa extensionista “O Projeto”, desenvolveram e ministraram a oficina "Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana" e uma exposição de robôs no Museu Paranaense (MUPA), em Curitiba. O Projeto é orientado pela professora Tânia Monteiro, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN). O evento foi desenvolvido para integrar o programa público "Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies" e a atividade ressaltou a conexão entre corpos humanos e artificiais.
A oficina teve como objetivo introduzir a robótica, a partir da montagem de uma mão-robô que aplica fundamentos de mecânica, eletrônica e programação, com conhecimentos práticos e teóricos de um protótipo de projeto robótico, como um paralelo entre o corpo humano e o corpo artificial. “Dessa forma, ao ver células nervosas como fios condutores, músculos como motores e o cérebro como um microcontrolador, a tecnologia traz uma ideia de como a ciência é capaz de mimetizar o corpo humano. Oferecendo assim, a experiência de como máquinas do nosso dia a dia podem ser pensadas como uma simulação do corpo humano, e como o corpo humano pode ser visto como uma máquina”, explica o aluno de Engenharia Mecatrônica, Samuel Carneiro Silveira.
O evento recebeu 20 participantes. “As inscrições ficaram sob a responsabilidade do museu, o que resultou em um público muito diverso, recebemos pessoas de todas as idades – em sua maioria acima dos 30 anos –, das mais variadas áreas de atuação. Apesar de não ser um evento focado em escolas, tivemos um número expressivo de professores e recebemos também duas estudantes do terceiro ano do ensino médio que pretendem estudar na UTFPR”, conta Samuel.
Exposição
Por fim, o MUPA deu continuidade às atividades com uma exposição de robôs, apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos pelo “O Projeto”. “O museu tem a capacidade de atrair pessoas das mais diversas áreas e com os mais diversos interesses, vemos isso como uma oportunidade de mostrar nossos projetos e conversar com essas pessoas, sem a limitação de um ambiente exclusivamente focado em engenharia, o que conversa muito bem com o objetivo do projeto, que é ser um espaço maker, não limitado apenas a estudantes de engenharia. Portanto, esta interação foi muito especial para nós”, aponta Samuel.
Equipe
Os alunos da UTFPR que realizaram o evento são: Samuel Silveira (Engenharia Mecatrônica, na administração; Guilherme Pires Silva (Engenharia Mecatrônica) e Letícia Rodrigues (Engenharia Elétrica) , apresentação da oficina; Alexandre Cremer (Engenharia Mecatrônica), na idealização do projeto; Pedro Henrique Rupp Machado (Engenharia Mecatrônica), nas impressões 3D; William Giacomitti (Engenharia Mecatrônica), Maria Francisca Marcon de Amorim (Engenharia Eletrônica), Sarah Cendofanti Sezerino (Engenharia Mecatrônica), Ana Carolina Grycak Gevert (Engenharia Mecatrônica), Enzo Bernardo Souza Barros (Engenharia Mecatrônica), Henrique Guerra (Engenharia Mecatrônica), na produção do evento; Vitor Calatusso (Engenharia Elétrica), no desenvolvimento de softwares; Ana Julia de Paula Militão (Engenharia Mecatrônica), no desenvolvimento da mão mecânica; João Vitor Antoniacomi Ferreira (Engenharia Mecatrônica), na didática da oficina; e Luisa Cotinho de Melo (Engenharia de Computação) no design.
O Projeto
A iniciativa extensionista do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é categorizada como “espaço maker”, um ambiente propício para o desenvolvimento de propostas, que concede acesso à ferramentas e conhecimentos diversos e dissemina os resultados e impactos na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A ideia do espaço é promover a inovação, a criatividade e a aprendizagem colaborativa.