Projeto EDUTbots da UTFPR Curitiba conquista 3º lugar no Prêmio Jovens Talentos da Engenharia

No âmbito do projeto de extensão "RECRIA – Robótica Educacional e Competições de Robótica com Inteligência Artificial", a equipe "EDUTbots – Robótica Educacional", da UTFPR Curitiba , obteve o 3º lugar na categoria "Impacto Social - Liderança Estudantil" do Prêmio Jovens Talentos da Engenharia 2025, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE-PR).
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 27 de agosto, às 19h, no miniauditório da UTFPR Sede Centro, com apoio da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Mútua-PR, Crea-PR, UFPR e UTFPR.
“Foi uma conquista importante. Mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido fora da universidade e que realmente tem impacto social. O prêmio dá mais motivação para continuar expandindo o projeto”, explica Bruna de Lima, participante do projeto.
A EDUTbots
O EDUTBots, vinculado ao Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER), é formado por estudantes que desenvolvem um projeto de extensão com o objetivo de tornar a robótica mais acessível em escolas públicas. Através de visitas, oficinas e palestras, o grupo promove a disseminação de conhecimentos em ciência e tecnologia, incentivando crianças e adolescentes a se interessarem pelo pensamento científico, pela lógica e pela inovação.
Com ênfase na inclusão e na redução de custos, o projeto cria robôs de baixo custo, produz materiais didáticos e desenvolve um software próprio de programação, que utiliza fluxogramas e a linguagem visual "E.V.A.". Essa metodologia facilita o aprendizado da robótica de maneira lúdica, prática e colaborativa, permitindo que qualquer estudante, mesmo sem experiência prévia em programação, consiga se envolver com os conteúdos.