Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Saiba como foi a terceira edição da Copa Pinhão na UTFPR Curitiba

Saiba como foi a terceira edição da Copa Pinhão na UTFPR Curitiba

Publicado 9/16/2025, 2:31:05 PM, última modificação 9/16/2025, 2:31:11 PM
Evento aconteceu entre os dias 6 e 8 de setembro

Copa Pinhão

A UTFPR Campus Curitiba sediou entre os dias 6 e 8 de setembro a terceira edição da Copa Pinhão, um evento de robótica que reúne competidores e equipes de diferentes partes do Brasil, desde universitários e estudantes do ensino médio até grupos independentes sem vínculo institucional. Ao todo, foram 14 modalidades em disputa, entre elas combate, sumô, seguidor de linha, trekking, artbot e hóquei.

A competição é organizada pelas equipes universitárias Crossbots (UTFPR Curitiba), Yapira (Universidade Federal do Paraná) e a Equipe da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Neste ano, o evento reuniu 370 competidores, distribuídos em 28 equipes. A maioria era do Paraná, mas também havia representantes de Santa Catarina e São Paulo.

Os recordes de inscritos e disputas ficaram para as categorias de Fairyweight e Antweight, ambas categorias de entrada do combate. As duas tiveram, respectivamente, 46 e 43 robôs inscritos. “Acredito que o resultado foi acima do esperado, batemos a meta de ter mais equipes, competidores e robôs participantes que o ano anterior. Mesmo assim, conseguimos fazer o evento rodar de forma fluida e elogiada pelos competidores”, comenta Gabriel Berkenbrock, um dos organizadores.

A arena para robôs Hobbyweight foi uma das novidades desta edição. “Foi uma experiência muito boa, a grande maioria dos competidores pararam o que estavam fazendo e se aglomeraram ao redor da arena para assistir as lutas. Se tudo der certo, teremos novamente ano que vem, quem sabe até categorias maiores”, enfatiza Gabriel. 

Dos 42 troféus destinados aos três primeiros colocados de cada uma das 14 categorias, apenas 11 foram conquistados por equipes de fora do Paraná (Phoenix, da Unicamp; Botcem e Robota, da UFSC; e Sheepbotz, da Univille). Isso significa que quase três quartos das premiações ficaram na região, um resultado expressivo sobretudo se comparado ao ano passado, quando quase metade dos troféus foi para equipes de outros estados.

Copa Pinhão

Uma das razões da criação da Copa Pinhão é tornar Curitiba um polo de competições de robótica no país, já que a maioria é sediada na região sudeste. Atualmente, o evento disputa espaço entre as cinco maiores competições do Brasil, sendo vista e reconhecida pelas equipes mais proeminentes do meio como uma das melhores de participar. “Finalizamos o evento na segunda-feira passada, descansamos na terça e começamos as reuniões na quarta”, comenta Gabriel a respeito dos preparativos para a próxima edição. A quarta edição já está confirmada para ocorrer entre 4 e 7 de setembro de 2026, dentro da UTFPR Sede Neoville.








Reportar erro