Notícias
/
Curitiba
/
Transparência e integração: Spotted, aplicativo desenvolvido por estudantes do campus Curitiba

Transparência e integração: Spotted, aplicativo desenvolvido por estudantes do campus Curitiba

Publicado 3/25/2021, 8:47:02 PM, última modificação 11/12/2022, 8:06:57 PM
Spotted tem o objetivo de funcionar como instrumento de comunicação, para integrar e aproximar a comunidade do campus através das interações

Desenvolvido pela dupla Camila Antiqueira e Gedor Neto, estudantes do curso de graduação em Sistemas de Informação do campus Curitiba da UTFPR, o aplicativo (app) “Spotted” tem o objetivo de funcionar como instrumento de comunicação, para integrar e aproximar a comunidade do campus através das interações dentro do aplicativo.

Camila comenta que a produção do aplicativo surgiu através de uma concepção compartilhada, junto de Gedor e Anderson Candido para fazer uma releitura do Spotted (página do facebook) por meio de um app. Este programa funcionaria de forma similar à antiga página, com a adição de funcionalidades para auxiliar os alunos em seu cotidiano universitário e permitir a troca de informações com essa comunicação entre os discentes.

Com o intuito de ser uma plataforma de comunicação, os estudantes poderão compartilhar assuntos que desejarem no feed de um fórum interativo que estará disponível para acesso, de forma anônima ou não. Também será possível ter um maior contato com entidades estudantis através do app, que vai disponibilizar lojas para cada entidade dentro da plataforma.

Até o momento, segundo Antiqueira, foram feitas parcerias com quatro entidades estudantis, que são: Centro Acadêmico de Comunicação (CAC); MaléficoZ; Avalanche; e Metralhas. As entidades além de estarem presentes no app para interagir com os estudantes também vão disponibilizar produtos em suas lojas virtuais. 

Também é comentou-se sobre a importância desta parceria entre entidades, de acordo com a ex-presidente do CAC, Mariana Borges:

“A importância se dá pela união das entidades em prol de facilidades para os estudantes, representando literalmente a diversidade de cursos e pessoas que estão presentes em nossa Universidade.”

Mariana Borges

O aplicativo estará disponível a partir do dia 1 de janeiro de 2021 em teste beta, para download gratuito em celulares Android através da Play Store. Para mais informações, é possível acessar o Instagram da plataforma.

O professor ainda reforça a importância da universidade pública, que tem o papel fundamental de centralizar esses conhecimentos de forma segura e confiável para o acesso do docente de ensino público:

“O mais importante desse trabalho é que a universidade, principalmente a universidade (...) pública, ela (...) é um lugar onde os professores da rede de ensino têm que saber que estamos aqui para ajudar, somos parceiros do ensino. O trabalho dos alunos foi no sentido de auxiliar os professores a acessar essas ferramentas de forma gratuita e com qualidade de conteúdo…”

Gustavo Nishida

Todos os tutoriais estão disponíveis para download de forma gratuita para uso e distribuição não comerciais no site Tutoriais Tecnológicos, também é possível entrar em contato com os organizadores para relatar suas experiências e impressões através do e-mail tutoriaistecnologicosutfpr@gmail.com.