UTFPR-DV recebe visita da primeira colocada no Vestibular de Verão 2025
Eduarda foi recebida no gabinete da Direção-Geral pelos servidores Marina (Diretora-Geral), Vicente (DIREC), Gustavo (DIRGRAD) e Celiana (DIRPLAD).
Eduarda Longo Ribeiro tem 17 anos e nasceu em Curitiba , cidade em que reside atualmente com seus pais, seu irmão e suas duas irmãs. Na tarde do dia 20/01, ela e a família vieram conhecer o Campus Dois Vizinhos , para o qual ela prestou vestibular para o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, alcançando a primeira colocação geral com a nota de 809,58 pontos.
Eduarda e seus familiares foram recebidos pela Diretora-Geral do Campus, professora Marina Celant de Prá, pelo Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Vicente de Paulo Macedo, pela Diretora de Planejamento e Administração, Celiana Thomé Padilha e pelo Diretor de Graduação e Educação Profissinal em exercício, professor Gustavo Jansen de Souza Santos.
Um pouco mais sobre a Eduarda:
Eduarda conta que, durante o período escolar, gostava muito das disciplinas das áreas de Biologia e de Química, e que no ensino médio passou a gostar também de Matemática. Porém, não tinha muita afinidade com as disciplinas de Língua Portuguesa e Física, por ter um pouco de dificuldade nessas matérias.
A escolha pelo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ocorreu, segundo ela, por se tratar de uma Engenharia mais voltada para a área de Biologia e Tecnologia, além de ser abrangente e com muitas áreas de atuação e especialização capazes de abrir muitas portas para pesquisas que auxiliam no desenvolvimento da humanidade.
Sobre a preparação para a prova do Vestibular:
Aluna de um terceirão pré-Universitário, Eduarda tinha aulas no período da manhã, das 7h às 13h, e, durante o período da tarde, aproveitava para revisar todo o conteúdo que havia visto durante a manhã, resolvendo questões e focando nas matérias de maior peso na prova da UTFPR, como as matérias de exatas. Eduarda também comentou que fazia aulas no contraturno para tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos em alguns conteúdos.
Outro ponto importante que julga ter feito a diferença em sua nota foi a redação, que possui um formato muito parecido com a do Enem, assim, ela conta que treinava com as redações do Enem quase toda semana, e procurava pesquisar sobre conteúdos de tecnologia para obter repertório para a redação da UTFPR.
Suas estratégias de estudos foram muito acertadas, pois Eduarda também foi aprovada no vestibular da UFPR para o curso de Farmácia.
Para além dos estudos:
Eduarda nos contou que gosta muito de praticar esportes e um dos seus hobbies era jogar handebol, esporte do qual ainda sente saudades. Ela nos contou que, além da rotina de estudos, também gosta muito de ler e jogar jogos virtuais, bem como passar um bom tempo cozinhando, o que afirma ser bastante terapêutico.
Sobre o futuro:
Sobre os planos para o futuro, Eduarda afirma que englobam, principalmente, uma carreira acadêmica com dupla-diplomação. Ela ainda espera que na graduação sua vontade de inovação seja ampliada e realizada.
Uma dica aos candidatos:
Eduarda ainda deixou uma dica muito valiosa aos candidatos que estão se preparando para provas e vestibulares:
"É importante nesse processo ser resiliente e sonhador!"
A equipe da UTFPR-DV parabeniza mais uma vez a Eduarda pela primeira colocação e agradece a sua visita e de sua família, serão sempre bem-vindos!
Fonte: ASCOM-DV.