3ª Saeq

Publicado 5/22/2018, 2:37:50 PM, última modificação 5/22/2018, 3:06:54 PM
Semana Acadêmica de Engenharia Química acontece de 21 a 25 de maio

O Centro Acadêmico de Engenharia Química (Caeq) promove entre os dias 21 e 25 de maio a 3ª Semana Acadêmica do curso. Na programação há palestras e minicursos. O evento é organizado pelo Caeq com apoio da coordenação do curso.

O tema das palestras envolve a auto-organização, a indústria cervejeira, a tecnologia supercrítica, Beta EQ e as principais habilidades de um engenheiro além de uma conversa com o Conselho Regional. Os minicursos são de introdução ao arduíno, tensoativos, ciências forenses, microencapsulação, calculadora Casio, biotecnologia agregando valor a resíduos agroindustriais, preparando para o mercado de trabalho e produção de cachaça. 

De acordo com a presidente do Caeq, a aluna Maria Clara Oliveira, o cronograma das atividades ofertadas foi elaborado pensando tanto nos calouros, quanto nos veteranos.  “Temos em nosso curso uma realidade diferente dos anos anteriores, pois agora temos uma turma que está prestes a colar grau. Por isso analisamos o que foi ofertado nas outras duas semanas acadêmicas e procuramos algo novo e que focasse também no mercado de trabalho, pensando assim em quem está ingressando e naqueles que estão se formando”, afirmou.

Abertura

A solenidade de abertura aconteceu na segunda-feira (21), às 18h40, no anfiteatro do câmpus. Compuseram a mesa de honra o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o coordenador do curso de Engenharia Química, André Zuber e a presidente do Centro Acadêmico do curso, Maria Clara Oliveira. Houve ainda a apresentação cultural com a participação do Coral UTFPR-FB.

A primeira palestra do noite foi com o Engenheiro Químico e pesquisador da Unicamp, Thiago Taketa. Em sua palestra ele abordou e compartilhou sua experiência na pesquisa em Auto-organização, Biopolímeros e Materiais Biomédicos e a rotina da pós-graduação e pesquisa acadêmica.

Logo após os participantes da Semana Acadêmica puderam assistir a palestra sobre a indústria cervejeira com o Químico e doutorando em Ciências de Alimentos na UFSC, Thiago Jorge.