Francisco Beltrão
Dia Mundial do Solo

Publicado 12/1/2020, 4:08:24 PM, última modificação 10/31/2022, 8:21:48 PM
UTFPR Câmpus Francisco Beltrão realiza evento alusivo a Data

Com o tema Desafios e Sustentabilidade para a preservação das funções do Solo, a UTFPR Câmpus Francisco Beltrão, sob a coordenação dos professores Michele Milanez França e Moacir Tuzzin de Moraes, promove duas palestras para comemorar o dia Mundial do Solo. O evento acontece na próxima quinta (03) às 19h e será transmitido de forma remota pela plataforma Meeting.

Segundo uma das organizadoras do evento, professora Michelle, esta temática é de grande relevância uma vez que em 2015, a ONU decretou o ano Internacional do Solo, incentivando os pesquisadores a realizar iniciativas de conscientização a respeito desse recurso natural que tem como principais funções: produção de alimentos, sequestro de carbono, purificação de água e degradação de contaminantes, ciclagem de nutrientes, habitat para organismos, regulação de enchentes, fonte de recursos genético e farmacêuticos, base da infraestrutura humana, fornecimento de materiais de construção e herança cultural. “O solo pode perder essas funções quando está degradado” ressalta Michelle.

Preservar o solo é demanda para toda a sociedade, para tanto, é fundamental que sejam adotadas práticas conservacionistas, as quais permitirão que o solo possa infiltrar e armazenar água em condições que não o saturem, evitando erosão e perdas agrícolas. No meio urbano, com as vias asfaltadas, a água precisa escoar e para que não ocorra enchentes ou cheias nos períodos chuvosos, diversos fatores devem ser levados em consideração, mas principalmente deve ser observado a manutenção das áreas de preservação permanente e que as vias tenham um bom projeto de drenagem. O correto manejo do solo é muito importante pois evita erosão, perda de solo e perdas agrícolas, orienta a docente.

As palestras serão conduzidas pelos professores Dr. Liovando Marciano da Costa da Universidade Federal de Viçosa e Dr. Mauricio Roberto Cherubin da Universidade de São Paulo. Para garantir o certificado de participação, as inscrições poderão ser feitas a partir do formulário: