E-clima

Publicado 7/10/2019, 9:22:12 AM, última modificação 10/31/2022, 8:29:38 PM
Estação meteorológica da UTFPR registrou -5,35 na madrugada de domingo

A estação meteorológica da UTFPR de Francisco Beltrão (e-clima) registrou a temperatura mínima de -5,35º C na madrugada de domingo (07). A temperatura foi menor que a divulgada pela estação do Iapar, que registrou 2,8 graus negativos.

De acordo com o professor da universidade, Fernando César Manosso, a localização dos aparelhos tem relação direta com a diferença entre os dados já que a altitude da estação do Iapar é maior e fica mais próxima à área urbana, enquanto o entorno da UTFPR é predominantemente agrícola, o que influência nas temperaturas.

A estação da UTFPR faz medições de temperatura, umidade, insolação, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e precipitação desde o ano de 2014. A universidade vem trabalhando para que os dados estejam mais acessíveis a comunidade, por meio de um site próprio. Enquanto o site não é lançado é possível solicitar as informações por formulário ou e-mail.

De acordo com o professor Fernando César Manosso, o site gerará gráficos comparativos do período, como é feito por exemplo, pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Em Francisco Beltrão há três estações: do Iapar, do Simepar e da UTFPR.