Editais

Publicado 6/4/2020, 3:49:48 PM, última modificação 10/31/2022, 8:21:43 PM
Projetos e pesquisas do câmpus são contemplados com fomento

Oito projetos do câmpus Francisco Beltrão da UTFPR foram contemplados com fomento em dois editais distintos. O “Projetos Destaques” que incentiva pesquisa concluída ou em fase final e o edital que contempla propostas desenvolvidas no âmbito da engenharia com objetivo de participar de competições nacionais e internacionais.

Competições

Duas propostas contempladas são na área de foguetes e de robótica e estimulam o conceito multidisciplinar para projetar e executar a ação. O projeto Von-Braun e o Fábrica de Robôs receberão fomento de R$ 5 mil.

O intuito da equipe Von-Braun é participar na competição no Latin American Space Challenge (LASC) 2021 e para isso desenvolver um foguete para apogeu de 500 m. Já o Fábrica de Robôs se propôs a competir nas categorias Pró de robô Seguidor de Linha e na Modalidade de até 1,350 Kg de robô de combate do Salão de Robótica.

A verba é destinada a compra de insumos e ferramentas, além de arcar com a viagem de representante da equipe para a competição.

Projetos destaques

Seis projetos foram certificados como projeto destaque, por sua excelência técnica, qualidade de apresentação, impacto tecnológico, científico ou cultural, bem como a capacidade de representar as competências desenvolvidas por professores e alunos da UTFPR nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e extensão.

O objetivo é incentivar a preservação e a pronta apresentação de projetos selecionados nos Câmpus da UTFPR em eventos nacionais e internacionais.

Os selecionados foram: Projeto Von Braun, Ações de melhoria da qualidade de alimentos comercializados nas feiras do produtor rural de FB, Dispositivos Eletrônicos de Baixo Custo, Qualificação e Valorização do queijo colonial artesanal do sudoeste do Paraná, Ciências forenses em ação, Apresentações da Orquestra e Coral da UTFPR -FB em eventos.