Empreendedorismo e Inovação
No dia 13 de abril, foi reinaugurada a Incubadora de Inovações Tecnológicas e espaço Coworking da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Francisco Beltrão (IUT-FB). A revitalização do ambiente contou com o apoio da Cooperativa de Crédito com Interação Solidária Tradição - CRESOL TRADIÇÃO, entidade selecionada por meio de Edital de Chamamento Público para Obtenção de Patrocínio. Além de representantes da UTFPR e CRESOL, participaram do evento diversas autoridades, convidados e imprensa.
A IUT-FB é um espaço de apoio às ações de empreendedorismo e inovação desenvolvidas na UTFPR. O local, com aproximadamente 200m², conta com uma estrutura composta por salas individuais para empresas, sala de reuniões, salas administrativas, além de espaços de uso comum. Com a revitalização, os ambientes ficaram mais modernos, confortáveis e adequados para a sua finalidade.
Para o diretor-geral do campus Francisco Beltrão , Hernan Vielmo, “esta é uma importante ação de aproximação da Universidade com a comunidade, principal proposta da atual gestão da UTFPR-FB. Esta parceria, entre a UTFPR e a Cresol, é a primeira parceria público-privada efetivada. Esperamos que seja o ponto de partida para muitas outras”. Hernan ainda acrescenta que “as ações de aproximação da Universidade com a comunidade se estendem para todas as áreas em que a instituição atua, seja no ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”.
Já para o professor Paulo Junior Varela, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do campus, “a parceria entre a UTFPR e a CRESOL é um marco para o empreendedorismo e a inovação de Francisco Beltrão , uma vez que impacta toda a comunidade, pois o ambiente foi criado para prover novas ideias e negócios que possam ser aplicadas em benefício da sociedade “.
O Diretor Superintendente da Cresol, Anderson Wolff, também destaca a importância da parceria estabelecida entre a UTFPR e a CRESOL. “Estamos envaidecidos e muito felizes por termos estabelecido essa parceria com a UTFPR. Há uma carência muito grande no mercado de profissionais capacitados na área de tecnologia e além da Incubadora promover o empreendedorismo na área tecnológica, também vai atrair para nossa região a formação para transformar Francisco Beltrão num celeiro formador dessa mão de obra“, pontua Anderson.