Ensino

Publicado 9/29/2017, 1:21:02 PM, última modificação 9/29/2017, 1:28:13 PM
Alunos da Hidráulica constroem equipamentos

Alunos da disciplina de Hidráulica da Engenharia Ambiental com seu trabalho

 Alunos da disciplina de Hidráulica do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão projetaram e construíram máquinas hidráulicas. O intuito é visualizar na prática os conceitos estudados na disciplina, além de estimular a criatividade, concentração e persistência. O resultado foi apresentado na quarta-feira (27).

Os estudantes utilizaram seringas, papelão, palitos e mangueiras de borracha. A professora da disciplina, Ediane Daleffe Scalabrin, conta que o Princípio de Pascal que diz que o acréscimo de pressão produzido em um fluído em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluído e às paredes do seu recipiente, foi um dos conceitos utilizados na atividade. “Eles usaram o princípio para determinar a quantidade de líquido na seringa e o direcionamento das partes da máquina, gerando o movimento desejado”.

A equipe dos alunos Edinei Vieira, Maysa de Castro e Jhonni Xavier construiu um braço hidráulico. “Encontramos dificuldade no começo mas quando começamos a perceber os mecanismos passou a ser interessante e divertido e ficou muito mais fácil entender os conceitos”, afirmou Edinei.