Esporte da mente

Publicado 6/12/2020, 3:01:57 PM, última modificação 10/31/2022, 8:21:44 PM
Aluna da UTFPR de Francisco Beltrão Conquista Vaga para a Seleção Brasileira de Jogo de Damas

A estudante da UTFPR de Francisco Beltrão, Thais Coffani Costa, integrará a seleção brasileira feminina de jogo de damas de 100 casas. A equipe feminina composta por oito atletas brasileiras disputará uma competição internacional online (FMJD Women´s Cup of Nations Online) organizada pela Federação Mundial do Jogo de Damas, em julho deste ano.

Thais, que veio de São Pulo-SP, para estudar Engenharia Química na UTFPR, foi convocada para a seleção brasileira após conquistar o 6ª lugar na seletiva nacional organizada pela Confederação Brasileira do Jogo de Damas (CBD). Também compõe a delegação brasileira, como auxiliar técnico, o professor Eduardo Michel Vieira Gomes, coordenador do projeto de extensão “Esportes da Mente e Jogos Didático Pedagógicos” da UTFPR que estimula os esportes da mente.

A principal finalidade do projeto é capacitar professores da educação básica e promover a integração entre universidade e escolas em torno de uma educação de qualidade por meio dos esportes da mente. O projeto já qualificou mais de 200 professores e estudantes de licenciatura em Matemática, em Francisco Beltrão e região.

O projeto conta com o apoio do Beltrão Clube de Xadrez, da academia ABP de Esportes, Lazer e Cultura (Parapuã-SP) e Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão por meio da sua Secretaria Municipal de Educação.