Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Estudantes desenvolvem avião

Estudantes desenvolvem avião

Publicado 12/19/2017, 8:51:37 AM, última modificação 1/2/2018, 11:12:03 AM
Estudantes do curso de Licenciatura em Informática desenvolvem avião utilizando a metodologia scrum

Estudantes do 3º período do Curso de Licenciatura desenvolveram durante todo o segundo semestre de 2017 uma atividade de gerenciamento e construção de um protótipo de planador. O projeto faz parte das atividades da disciplina de Engenharia de Software que é ministrada pelo professor Michel Albonico. Os estudantes tiveram durante o semestre cinco minutos de cada aula da disciplina para articular seus projetos e apresentá-lo na forma de Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) ao final deste.

Foram formadas duas equipes, as quais utilizaram a metodologia scrum para gerenciar o projeto. Esta metodologia tem foco em projetos de desenvolvimento de software, basicamente, o scrum é pensado para equipes de três a nove desenvolvedores, que dividem as tarefas de desenvolvimento em ações as quais podem ser completadas em intervalos de tempo chamados de sprints, que geralmente duram de duas a quatro semanas.

“Esse tipo de atividade abstrai o Gerenciamento de Projeto para uma visão além do desenvolvimento de software. Os acadêmicos também se mostraram motivados pela oportunidade que entregar um protótipo diferente do habitual. A atividade teve um tom de brincadeira, mas ao mesmo tempo, foram implantados todos os conceitos da metodologia Scrum”, comenta o professor.