Gestão Ambiental

Publicado 11/21/2017, 10:16:59 AM, última modificação 11/21/2017, 10:27:24 AM
Representantes da Rodovia das Cataratas compartilham experiências

A UTFPR de Francisco Beltrão recebeu na segunda-feira, no anfiteatro da instituição, uma palestra sobre Práticas de Gestão Ambiental e Sistema Integrado de Gestão. A palestra foi ministrada pelo coordenador de sustentabilidade da Rodovia das Cataratas S/a, Ecocataratas, Pietro Escobar Franco e pelo coordenador de administração, Thiago Luiz Selvo do Nascimento. A empresa administra 387 dos 730 km da BR-277 que liga Guarapuava a Foz do Iguaçu.

Franco apresentou como funciona um sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14001 que estabelece as diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. O palestrante ainda destaca que “para o funcionamento ideal do sistema de gestão ambiental, sustentabilidade precisa andar junto com as ações de negócio da empresa”. As certificações como a ISO 14001, geralmente são buscadas pelas empresas que visam três fatores: Empresa de capital aberto; menores riscos; maior confiabilidade perante as partes interessadas. 

De acordo com a professora Marlise Schoenhals, que organizou a palestra, foi uma importante oportunidade para aquisição de conhecimentos sobre a prática da gestão da sustentabilidade e da certificação ISO 14001 na Organização, compreendendo a importância que tais práticas tem para que uma empresa seja competitiva e permaneça no mercado a longo prazo. “Ressaltando que a Ecocataratas é uma empresa com certificado amigo do clima por ter emissão zero de gases de efeito estufa e ainda faz parte do ISE (Índice de Sustentabilidade da Bovespa)”, enfatizou a professora.