Iniciativa
Os impactos da pandemia causada pela Covid-19 são sentidos em vários setores. Além da crise sanitária o vírus causou um impacto financeiro a nível global, atingindo desde micro e pequenas empresas (MPE) até grandes corporações. Com o intuito de ajudar o micro e pequeno, que muitas vezes não contam com nenhum tipo de suporte, seja de gestão, adaptação ou de implementação de mudanças e novas tecnologias, a UTFPR de Francisco Beltrão , em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Francisco Beltrão (Acefb) executa o projeto Empreendedorismo e Práticas de Inovação.
O primeiro passo do projeto foi capacitar acadêmicos da UTFPR em ferramentas de gestão e inovação para que possam interagir com o setor produtivo local e atuar como agentes multiplicadores de capacitação, além de auxiliar no diagnóstico de problemas e fomentar inovações e soluções. A etapa de capacitação dos estudantes é executada pelo Sebrae-PR. Ao mesmo tempo há estudo de quais os métodos de gestão, inovação e necessidades gerenciais há nas MPE´s e quais as habilidades e competências precisam ser trabalhadas, por meio de visitas inloco nas empresas para diagnóstico.
Além de prestar este apoio às empresas, o projeto vem ao encontro da formação dos alunos da universidade. De acordo com o diretor de Relações Empresarias e Comunitárias da universidade que coordena este projeto, Lindomar Subtil de Oliveira, “é possível tornar cada vez mais o empreendedorismo uma disciplina prática levando os estudantes até o mundo corporativo e os colocando em contato com o meio empresarial e ainda fazendo o papel de extensionista levando a universidade até a comunidade”, salienta o professor.
Seleção
Na primeira etapa foram selecionadas, por meio de edital, seis empresas que participarão das ações. Nesta quinta-feira (17), na Acefb, a Enerbel passou pela capacitação na área financeira com os estudantes da UTFPR, Maurício Romano e Cláudia Moreira. As próximas empresas a participar deste módulo serão: Tapetes Beltrão, Rumo, Dobratec, Energy Sol e Aster Automação.
O projeto ainda prevê trabalhos na área de inovação, empreendedorismo e modelos de negócios.
“O impacto direto para as empresas será por meio da geração de novos produtos e melhorias na gestão empresarial, com soluções que ajudem as empresas a serem mais inovadoras”, enfatiza Lindomar.