Iniciativa premiada
As ações de melhorias de qualidade dos alimentos comercializados nas Feiras do produtor rural de Francisco Beltrão oportunizadas por um projeto da UTFPR foram reconhecidas e receberam o 1º lugar no prêmio Experiências Bem Sucedidas no IX Congresso Latino-americano e XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos.
As atividades de extensão e projetos nesta área são realizadas desde 2017 e envolvem aproximadamente 30 feirantes, a grande maioria produtores rurais ou agroindústrias familiares, beneficiando, além dos produtores, os consumidores da feira que adquirem produtos com maior segurança alimentar.
Entre as inúmeras ações do projeto é possível destacar as análises microbiológicas de alimentos comercializados, treinamentos e oficinas sobre Boas Práticas de Manipulação e controle de qualidade de alimentos, sobre o processamento mínimo de vegetais, visando reduzir perdas e agregar valor. Além disso há um trabalho de orientações quanto a embalagem e rotulagem adequadas em atendimento a legislação sanitária. A coordenadora do projeto, Andréa Cátia Leal Badaró, enfatiza que “o trabalho ainda estabelece importantes parcerias com apoio técnico, científico e laboratorial às demandas da secretaria de desenvolvimento rural do nosso município”.
Além da coordenadora, atuam no projeto duas alunas do curso de Engenharia de Alimentos, Marciana da Silva Gonçalves e Bianca de Lima que realizam as coletas de amostras e análises de alimentos, aplicam os questionários de diagnóstico e ajudam nas oficinas e treinamentos sobre boas práticas e rotulagem, a professora da UTFPR Fabiane Picinin de Castro Cislaghi e a técnica da secretaria municipal de Meio Ambiente, Vaneza Paula Poplawski Carneiro.
Experiência Bem Sucedida
O Prêmio de Experiências Bem sucedidas valoriza atividades práticas, que envolvam populações ou grupos sociais, inovadoras, relacionadas aos alimentos e/ou alimentação, saúde pública, higiene dos alimentos, ambiente e outros (todos com enfoque na temática central do congresso), realizadas no âmbito dos municípios ou estados e que, já tenham sido implantadas e agilizadas, e obtiveram respostas positivas das entidades, empresas e usuários, culminando em benefícios para a sociedade com reflexo na qualidade de vida das pessoas.
Segundo a professora Andréa foram enviados 117 relatos de toda a América Latina e o trabalho desenvolvido na UTFPR de Francisco Beltrão foi eleito o melhor. “É fruto do nosso trabalho, das pesquisas que realizamos. No último ano também fui premiada em primeiro lugar com o projeto que desenvolvo com a alimentação escolar do município. O reconhecimento é gratificante”, finaliza a docente.