Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Iniciativa premiada

Iniciativa premiada

Publicado 5/10/2019, 2:33:12 PM, última modificação 10/31/2022, 8:29:34 PM
Trabalho desenvolvido nas Feiras do Produtor Rural por pesquisadoras da UTFPR de Francisco Beltrão recebe prêmio internacional de Experiências Bem Sucedidas

A proponente do projeto, professora Andréa Cátia Leal Badaró

As ações de melhorias de qualidade dos alimentos comercializados nas Feiras do produtor rural de Francisco Beltrão oportunizadas por um projeto da UTFPR foram reconhecidas e receberam o 1º lugar no prêmio Experiências Bem Sucedidas no IX Congresso Latino-americano e XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos.

As atividades de extensão e projetos nesta área são realizadas desde 2017 e envolvem aproximadamente 30 feirantes, a grande maioria produtores rurais ou agroindústrias familiares, beneficiando, além dos produtores, os consumidores da feira que adquirem produtos com maior segurança alimentar.

Entre as inúmeras ações do projeto é possível destacar as análises microbiológicas de alimentos comercializados, treinamentos e oficinas sobre Boas Práticas de Manipulação e controle de qualidade de alimentos, sobre o processamento mínimo de vegetais, visando reduzir perdas e agregar valor. Além disso há um trabalho de orientações quanto a embalagem e rotulagem adequadas em atendimento a legislação sanitária. A coordenadora do projeto, Andréa Cátia Leal Badaró, enfatiza que “o trabalho ainda estabelece importantes parcerias com apoio técnico, científico e laboratorial às demandas da secretaria de desenvolvimento rural do nosso município”.

Além da coordenadora, atuam no projeto duas alunas do curso de Engenharia de Alimentos, Marciana da Silva Gonçalves e Bianca de Lima que realizam as coletas de amostras e análises de alimentos, aplicam os questionários de diagnóstico e ajudam nas oficinas e treinamentos sobre boas práticas e rotulagem, a professora da UTFPR Fabiane Picinin de Castro Cislaghi e a técnica da secretaria municipal de Meio Ambiente, Vaneza Paula Poplawski Carneiro.

Experiência Bem Sucedida

O Prêmio de Experiências Bem sucedidas valoriza atividades práticas, que envolvam populações ou grupos sociais, inovadoras, relacionadas aos alimentos e/ou alimentação, saúde pública, higiene dos alimentos, ambiente e outros (todos com enfoque na temática central do congresso), realizadas no âmbito dos municípios ou estados e que, já tenham sido implantadas e agilizadas, e obtiveram respostas positivas das entidades, empresas e usuários, culminando em benefícios para a sociedade com reflexo na qualidade de vida das pessoas.

Segundo a professora Andréa foram enviados 117 relatos de toda a América Latina e o trabalho desenvolvido na UTFPR de Francisco Beltrão foi eleito o melhor. “É fruto do nosso trabalho, das pesquisas que realizamos. No último ano também fui premiada em primeiro lugar com o projeto que desenvolvo com a alimentação escolar do município. O reconhecimento é gratificante”, finaliza a docente.