Inscrições para os cursos da UTFPR-FB pelo SISU encerram nesta quinta-feira, 25/01
Quem realizou o Enem em 2023, obteve nota na prova de redação maior do que zero e não declarou na inscrição estar na condição de “treineiro", tem até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição no Sisu e concorrer a uma vaga em um curso de graduação. A inscrição é gratuita e deve ser feita no Portal de Acesso Único do Ministério da Educação.
Neste semestre, o Campus Francisco Beltrão da UTFPR está ofertando 108 vagas pelo Sisu, distribuídas em 5 cursos de graduação:
- Agronomia (13 vagas)
- Engenharia Ambiental e Sanitária (28 vagas)
- Engenharia de Alimentos (32 vagas)
- Engenharia Química (22 vagas)
- Sistemas de Informação (13 vagas)
Metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas. A novidade desta edição é que houve uma atualização da Lei de Cotas. Com isso, passam a existir cotas para quilombolas, além de categorias já existentes para pretos, pardos, indígenas (PPI) ou pessoas com deficiência.
Também há a modalidade para candidatos com renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo, que devem comprovar a renda com o envio da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O documento pode ser obtido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal.
Outra mudança no Sisu foi a forma de classificação. Primeiro, todos os candidatos concorrem às vagas de ampla concorrência. Depois, somente nos casos quando não alcançarem as notas nesta modalidade, os candidatos inscritos passam a disputar por cotas.
Ao todo a UTFPR está ofertando 1.710 vagas em 114 cursos de graduação, distribuídas nos 13 campi da Instituição: Apucarana , Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Dois Vizinhos , Francisco Beltrão , Guarapuava , Londrina , Medianeira , Pato Branco , Ponta Grossa , Santa Helena e Toledo .
Todas as normas que regem o Processo Seletivo SiSU da UTFPR 2024/1 estão publicadas neste link.
Para estudar na UTFPR não há cobrança de mensalidades ou taxas para cursos de graduação.
Veja como se inscrever:
- Faça o cadastro no “Login único” para criar uma conta da plataforma “Gov.br”. Caso já tenha o registro, basta entrar com o CPF e a senha.
- De 22 a 25 de janeiro, acesse o site do Sisu e escolha até dois cursos, indicando em qual categoria deseja concorrer.
- Até o fim do prazo de inscrição, dá para alterar as opções, de acordo com a nota de corte que vai ser informada diariamente pelo sistema. Depois, é só confirmar a sua escolha.
- Aí, é só acompanhar a convocação da 1ª chamada no dia 30 de janeiro.
- Se estiver entre os aprovados, é só fazer a matrícula online de 1º a 7 de fevereiro na plataforma da UTFPR.
- Se não conseguir classificação em nenhuma das opções, ainda vai ser possível fazer inscrição na Lista de Espera, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, para concorrer às vagas disponíveis nas próximas chamadas.
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO (Vagas Remanescentes)
Além do Vestibular e Sisu, outra forma utilizada pela UTFPR para seleção de alunos é o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que oferta vagas remanescentes de ambos os processos. É possível concorrer às vagas do PSS com as notas do Vestibular, Enem ou com histórico escolar do Ensino Médio, conforme abaixo:
- Vestibular de Inverno 2023 ou o de Verão 2024 da UTFPR
- Enem das edições de 2019 a 2023
- Histórico escolar do Ensino Médio (ou equivalente).
Os inscritos no PSS podem concorrer a uma vaga em dois cursos distintos, um em primeira e outro em segunda opção. Os aprovados na seleção já iniciam as aulas no primeiro semestre de 2024.
A classificação dos candidatos obedecerá a seguinte ordem de prioridade:
Em primeiro lugar, serão consideradas as notas dos inscritos com o Vestibular de Verão 2024 da UTFPR. Em seguida, as dos que se inscreveram com a nota do Vestibular de Inverno 2023. A prioridade seguinte é dos inscritos com o Enem 2023. Em quarto, virão os que se inscreveram considerando as edições de 2019 a 2022 do Enem. Por fim, serão levados em conta os escores dos inscritos com o histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de fevereiro na plataforma do PSS (link abaixo).
Todas as informações sobre o PSS estão disponíveis em https://www.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/enem-utfpr