Francisco Beltrão
Licenciatura em Informática

Publicado 9/2/2019, 12:10:18 PM, última modificação 10/31/2022, 8:28:37 PM
Programa de Residência Pedagógica da UTFPR trabalha conteúdos de Informática em escolas da Rede Estadual

Estudantes do curso de Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão estão inseridos nos Colégios Estaduais Eduardo Virmond Suplicy, Léo Flach e Reinaldo Sass, onde ministram oficinas na área de Informática ao longo deste ano. Os alunos da escola foram beneficiados com oficinas de Criação de Apresentação de Slides, Edição de Texto, Planilhas de Cálculo, Informática Básica e Robótica. A ação é realizada por meio do Programa de Residência Pedagógica.

Nos próximos meses estão previstas ainda atividades de formação continuada para os professores e funcionários das escolas. O objetivo central é ampliar o acesso e domínio de conhecimentos do campo informacional, tão necessários ao fortalecimento da qualidade da educação.

Os trabalhos dos universitários iniciaram em 2018 com o processo de formação e planejamento. Atualmente 22 bolsistas e dois estudantes voluntários realizam regência de cursos na área de informática, incluindo ações interdisciplinares com conteúdos das disciplinas regulares da educação básica, demonstrando que a tecnologia pode ser um caminho de alternativas metodológicas, buscando a troca de saberes entre os professores da escola e os estudantes da licenciatura.

No programa há o acompanhamento de dois professores orientadores da universidade, Edson Cordeiro e Mayara Yamanoe, e de professores preceptores da rede estadual, Rogério Rech, Anilton Reis e Cláudia Gonçalves.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, lançado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) há 12 núcleos de ação em oito áreas do conhecimento, incluindo o subprojeto de Informática do Câmpus Francisco Beltrão.